domingo, 14 de dezembro de 2008

O EXAME MAIS IMPORTANTE EM REUMATOLOGIA





Quando alguém que sente dor nas articulações, nos ossos, nos músculos ou na coluna procura atendimento médico, é comum ouvir alguma afirmação do tipo "vou solicitar alguns exames para ver se é reumatismo". Digo isso porque muitas pessoas vêm consultar comigo pedindo para "fazer exames para reumatismo". Se elas dizem isso, já ouviram essa conversa em algum lugar. Não foi comigo, pois não solicito "exames para ver se é reumatismo" simplesmente porque reumatismo não é uma doença e portanto não existem exames que mostrem que "é reumatismo".
Mas a picaretagem corriqueira praticada com "exames para reumatismo", "diagnóstico de reumatismo" e "tratamento para reumatismo" é endêmica em nosso país. Por isso, vou abordar a questão do exame mais importante para o diagnóstico de qualquer doença que cause dor nas articulações, nos ossos, nos músculos ou na coluna, para tentar desmitificar os tais "exames para ver se é reumatismo".
De tanto ouvirem falar em "exames para reumatismo" as pessoas leigas continuam na ignorância a respeito do que é a reumatologia e do que faz o reumatologista. Muitos pensam que reumatologia se resume em "pedir exames para ver se é reumatismo" e passar o "tratamento para reumatismo" se algum resultado estiver alterado.
Os exames usados pelos que dizem que "é reumatismo" são: VHS (velocidade de hemossedimentação), Proteína C reativa, ASLO (anti-estrptolisina O), fator reumatóide e FAN (fator antinuclear). Mas cientificamente nenhum desses exames, quando positivo ou aumentado, significa que alguém "tem reumatismo".
Em reumatologia, o exame mais importante para o diagnóstico é o exame... físico.
Exame físico é o exame que o reumatologista faz das articulações, dos ossos, dos músculos, da coluna e dos locais doloridos para identificar a parte do corpo afetada pela doença e as características físicas que estejam presentes no local doente.
Por exemplo, quando alguém sente dor no joelho, isso pode parecer algo bem simples, mas para o reumatologista "dor no joelho" tem muitos significados.
Em primeiro lugar, a dor "no joelho" pode ser na frente, atrás, do lado de dentro (o que fica ao lado do outro joelho - o termo técnico é medial) ou do lado de fora do joelho (o termo técnico é lateral). Então, já podemos concluir que "dor no joelho" tem pelo menos 4 significados diferentes. A dor em cada um desses locais pode representar uma doença diferente, que pode se originar na articulação do joelho mas também pode não ter nada a ver com o joelho em si, e ter origem em outro local.
Em segundo lugar, se o local dolorido está inchado ou não, temos dois novos significados para "dor no joelho". Se o inchaço é quente ou não são mais dois; se o local fica vermelho ou não, são mais dois; se o inchaço é duro ou mole, são mais dois. E assim por diante, pois há muitas características que só o exame físico pode revelar.
Cada uma das combinações possíveis de achados físicos sugere uma doença diferente. A maioria das doenças podem ser diagnosticadas ao exame físico, mas algumas precisam de exames de sangue e de imagem (raios-X, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética) para o diagnóstico.
Quem diz que alguém que sente dor no joelho e tem VHS aumentado ou proteína C reativa positiva "tem reumatismo" está atestando a própria ignorância e marcando a pessoa doente com um estigma desnecessário.
Quem diz que alguém que sente dor no joelho e tem ASLO aumentada "tem reumatismo" está atestando a própria ignorância e marcando a pessoa doente com um estigma desnecessário.
Quem diz que alguém que sente dor no joelho e tem fator reumatóide positivo "tem reumatismo" está atestando a própria ignorância e marcando a pessoa doente com um estigma desnecessário.
Quem diz que alguém que sente dor no joelho e tem FAN positivo "tem reumatismo" está atestando a própria ignorância e marcando a pessoa doente com um estigma desnecessário.
A mesma afirmação é válida para a dor sentida nas mãos, nos braços, nos ombros, no pescoço, nas costas, no quadril, na coxa, na perna, no pé, no peito, no abdome, no rosto, na cabeça, em qualquer lugar do corpo, isolada ou em conjunto com outras dores, ocorrendo somente como dor musculo-esquelética ou acompanhada de sintomas produzidos pelos órgãos internos, como o coração, o fígado, o cérebro, os rins, os pulmões, o intestino, etc.
Em qualquer situação, o diagnóstico nunca "é reumatismo" e nunca será dado por VHS, proteína C reativa, ASLO, FAN ou fator reumatóide.
O principal exame para diagnóstico é o exame físico e antes do resultado do exame físico, os resultados de VHS, proteína C reativa, fator reumatóide, ASLO e FAN não têm importância nenhuma e, dependendo dos resultados do exame físico, podem ou não ser solicitados porque podem ou não ser úteis para o diagnóstico.
Para fazer o diagnóstico, o reumatologista combina os dados da história que a pessoa doente conta sobre o que sente com os dados que estão presentes ao exame físico. Em 90% das vezes, o diagnóstico estará feito ao término do exame físico. Depois disso, o reumatologista pode ou não solicitar exames para confirmação do diagnóstico ou para esclarecimento de alguma dúvida que ainda possa ter.
Se exames forem solicitados, a pessoa culta e consciente deveria evitar de perguntar ao especialista se "foram solicitados exames para ver se é reumatismo", simplesmente porque não existem exames cujos resultados alterados, positivos ou aumentados signifiquem reumatismo.
Os que usam a expressão "exames para reumatismo" para se comunicar com as pessoas doentes estão apenas tentando preservar a todo custo a crença no mito reumatismo, que como todo mito, serve apenas de substituto para a ignorância.



179 comentários:

Anônimo disse...

minha cunhada tinha reumatismo,e deu um problemas nos rins,despois q ela tirou o rin afetado parece q sarou do reumatismo,o q isso tem a versl?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Se você leu algum dos artigos que postei no blog saberia que a sua afirmação "minha cunhada tinha reumatismo" não esclarece absolutamente nada sobre o que a sua cunhada tinha, pois "reumatismo" não é uma doença nem um diagnóstico.
O que de fato ela tinha foi escondido atrás do mito "reumatismo".
É comum isso, quando não sabem o que a pessoa tem, dizem que "é reumatismo" - o que não quer dizer absolutamente nada em termos técnicos.
Cientificamente, não dá para saber o que a sua cunhada tinha nem porque melhorou após a retirada do rim.
É por isso que "reumatismo" é um problema de comunicação. As pessoas pensam que sabem do que estão falando, mas na verdade ninguém sabe.

andre disse...

Dr.
meu pai tem 77 anos, é portador de marca-passo, diabetico, toma insulina.
cerca de 4 meses ele sente dores
fortes no joelho direito, de dentro
para fora, fica vermelho, quente ja
foi para varios medicos, aqui em
aracaju sergipe, mas nao resolveu nada. tambem sente muita queimaçao
nos pes. gostariamso de saber como
fazer uma consulta com o sr.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Queimação nos pés em paciente diabético é causada por neuropatia diabética até prova em contrário. Um neurologista pode ajudar com esse diagnóstico e o tratamento da queimação.
Orientar sobre os 4 meses de dor no joelho sem examinar o local afetado é mais complicado.
A primeira coisa necessária para o diagnóstico é saber se o joelho incha. Se incha, consulte um médico reumatologista quando o joelho estiver inchado. Ele saberá dizer se é preciso tirar líquido da articulação para exame. O exame do líquido pode ajudar a estabelecer o diagnóstico.
Por causa da idade do paciente e pelo pouco tempo de sintomas, também é importante obter um raio X do joelho.
Boa sorte.

Anônimo disse...

oi!doutor me ajude por favor, eu sou apavorada com um diagnostico medico que um reumatologista me disse a uns 5 anos atras, como eu tive dor nas juntas da maõ, e só um dedo inchou duas vezes, mas as dores eram leves não me atrapalhavam em nada,mas resolvi ir ao reumatologista e o meu fan deu positivo o nucleo somente deu 1/160 e depois deu 1/320 e ficou nisso ele me disse que eu tinha lupus, fiquei apavorada e me passou hidrocloroquina para mim tomar, tomei 9 meses sem parar, não sentia nada,ai um dia resolvi procurar outro reumatologista porque não aceitava o diagnostico,ai o outro reumatologista e disse para parar com os remedios, pois não poderia afirmar que eu tinha lupus, parei de tomar os remedios e um dia meu dedo inchou,ai tomei uma injeção de corticoide e ele desinchou, ja faz 4 anos que parei de tomar a hidrocloroquina e nunca mais meus dedos incharam e nem doeram, e nunca mais no periodo desses 4 anos fui ao reumatologista, mas vivo amedrontada tenho sindrome do panico, e vivo com esse medo dentro de mim, porque não sei afinal se tenho ou não a doença, me ajude por favor, nem durmo mais direito pensando nisso,me ajude por favor, meu nome e´ELIZANDRA MATOZO CRIVELLARO TENHO 2 FILHOS MARAVILHOSOS QUE DEUS ME ENVIOU.TENHO 30 ANOS

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Elizandra:
Pelo que você contou, estou inclinado a pensar como o segundo reumatologista. Para mim, você não tem nem nunca teve lupus. No máximo, você teve uma artrite (se o dedo inchado era artrite) com FAN positivo, o que para mim não significa lupus.
Você não deve pensar em lupus, você deve pensar no inchaço do dedo.
Após 4 anos sem sintomas, é improvável que volte a incomodar, mas se foi artrite o que você teve e se o FAN é positivo, existe um pequeno risco de que outra crise possa acontecer. Nesse caso, o melhor será consultar novamente o segundo reumatologista e fazer uma reavaliação.
Eu tentaria outra injeção de corticóide se voltasse a inchar. Não vejo necessidade de usar hidroxicloroquina no seu caso.

Karla disse...

Dr Luiz
Fui ao ortopedista esta semana devido a dores no joelho. O exame foi apenas uma pergunta: o que vc tem? Quando disse que sentia dores no joelho, nem tive tempo de explicar. Ele diagnosticou como reumatismo, mas mandou fazer exame de sangue para ter certeza.
Os leigos ao perguntarem se foi solicitado exame para reumatismo, estão apenas fazendo o que um especialista recomendou.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Karla:
Entendo o que você quer dizer e concordo plenamente. Os leigos realmente não têm como saber ou como questionar. É por isso que precisam ser esclarecidos sobre coisas como essa.
Um profissional que faz o que você contou, deve ser simplesmente ignorado. Receber um atendimento como o que você contou é motivo para desconsiderar qualquer orientação recebida pois certamente será inútil. "Reumatismo" não é um diagnóstico, portanto "diagnosticou como reumatismo" é uma expressão vazia. Na verdade, nada foi diagnosticado. Simplesmente foi usada uma palavra para convencer o paciente de que alguma coisa foi feita quando na verdade nada foi feito. E foram solicitados exames apenas para reforçar a impressão de que algo foi feito quando na verdade nada de útil foi feito. Não há exame de sangue que dê certeza de "reumatismo" simplesmente porque "reumatismo" não é uma doença. Mas essas coisas têm sido feitas no país há décadas e ninguém nunca falou nada contra isso.
Bem, é o que estou tentando fazer, procurando esclarecer as pessoas sobre coisas como essa.

Fabio disse...

BOm, tenho 24 anos, alto, com 90 quilos. Na minha Infância tive problemas serios nas articulações das pernas e braços. Teve uma epoca em que ao amanhecer meus musculos estavam todos travados e eu não conseguia sequer me levantar da cama! Fiz um tratamento, onde o médico atestou que eu tinha Reumatismo no Sangue (tinha uns 10 anos), andei lendo muito sobre isso ultimamente, pois estou com dores nas pernas e articulações novamente, sem contar algumas dores no peito! Li alguns artigos onde o medico relatava que a febre reumatica pode causar problemas cardiacos!! Estou meio assustado e estou pensando em procurar um cardiologista!!! HJ que fiquei sabendo que exixtia medicos reumatologistas!! rsrs.. Gostaria de sua opinião

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Fábio:

Aparentemente você está misturando coisas não relacionadas.
Não há como saber o que você teve aos 10 anos pois a informação sobre "reumatismo no sangue" é inútil. Isso não é um diagnóstico nem o nome de alguma doença. Costumo dizer que "reumatismo" é um mito e "reumatismo no sangue" é picaretagem.
Não entendi onde entra a questão da febre reumática. Se você quer dizer que teve febre reumática aos 10 anos (essa é uma doença) então você não teve "reumatismo no sangue". Esqueça isso.
Mas acho pouco provável que você tenha tido febre reumática, pois isso significaria tratamento contínuo até os 21 anos, pelo menos, o que você não parece ter feito.
Portanto, o que você está sentindo ultimamente não parece ter relação com o que teve aos 10 anos.
Como o problema atual é dor nas pernas e articulações, você precisa consultar um reumatologista por causa dessas dores.

pizzaria ponto frio disse...

Dr.meu nome e Alaerte, tenho 38 anos, ha uns quatro anos atraz meus joelhos incharam, a tal ponto que eu nao podia dodralos, mais a dor nao era dentro do joelho e sim na parte externa, nesse nervo que temos atraz do joelho e na parte da frente do joelho bem onde comeca o joelho e termina os musculos da coxa, nao sentia dores por dentro da articulacao do joelho e sim nos musculos e nervos que o envolve. Tomei a injeçoes receitadas pelo medico, eles voltaram ao normal, 1o dias depois voltaram a inchar. procurei um segundo medico e pediu varios exames e todos nao deram alteraçao alguma (esses exames q o senhor citou fiz todos).me passou varios remedios, ati biotico e anti inflamatorios novamente eles melhoraram, mais agora voltaram a inchar e doer da mesma forma que 4 anos atraz, oq pode ser e o que devo fazer me ajude por favos.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Alaerte:
O importante é determinar o que inchou nos joelhos, ou seja, se o inchaço era da articulação ou era em volta dela.
A diferença é que, se o inchaço era da articulação, então havia líquido dentro dela; se era em volta da articulação, não havia líquido dentro.
Líquido dentro de uma articulação é diagnóstico de artrite. Nesse caso, o local da dor não importa muito.
Artrite que desaparece em alguns dias e depois volta faz parte de um grupo de doenças classificadas como artrite periódica.
O melhor momento para diagnosticar a causa de uma artrite periódica é quando a articulação está inchada. Nesse caso, deve ser puncionada, o líquido deve ser retirado e enviado para exame.
Exames de sangue ajudam pouco nessa situação; a melhor chance de diagnóstico está no exame do líquido articular.
Sugiro que você procure um reumatologista quando o joelho inchar e converse sobre isso.

Anônimo disse...

Dr Luiz Claudio da Silva, fiz um exame de proteina c reativa e o medico me disse que estou com reumatismo, sino dores atras do joelho, ombro, nuca, etc...., falou que vou ter que tomar 3 meses de bezetacil de 15 em 15 dias e tratamento com remedio tenho 30 anos o que pode ser esou apavorada

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Anônima:
Este é o segundo comentário postado a partir do mesmo computador. Por isso, antes de lhe responder, você precisará me convencer de que é outra pessoa que está perguntando, pois o comentário anterior foi feito por Alaerte, usando o computador que você usou, salvo se o Google informou errado a origem do comentário.
Lamento, mas essa precaução é necessária para manter a seriedade dos comentários e evitar brincadeiras de usuários mal intencionados.

givanildo disse...

Doutor tenho artrite há 13 anos diagnosticada tanto nos exames
clinicos como fisicos, tenho os dedos das maõs e dos pés todos tortos e já fui submetido a duas
artroplastias no quadril esquerdo e direito, mas queria tirar uma dúvida quanto a medicaçao que tomo pois na cidade que moro não tem reumatologistas e me consulto com um ortopedista a medicação é prednisona, meloxicam, pantoprazol,
será que as medicações mais fortes como metrotexate, arava ou mesmo os biológicos não servem mais para mim devido as articulaçoes já estarem todas deformadas e desgastadas?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Givanildo:
Lamento dizer, mas prednisona e meloxicam não podem ser considerados um tratamento adequado para artrite crônica nos dias atuais. Esses medicamentos no máximo tratam a dor, mas não têm ação modificadora sobre o processo da doença.
O aspecto mais importante na decisão de tratar a doença é a avaliação da "atividade", um conceito próprio da Reumatologia que os ortopedistas em geral não avaliam. A atividade da doença é diferente das deformidades que ela causa.
Se a doença estiver "ativa", há indicação para usar metotrexate ou qualquer outra medicação que for necessária para controlar a atividade, independentemente de haver ou não deformidades.
Para avaliar se a sua doença está ativa ou não, você deve consultar um reumatologista. Ele poderá indicar qual o melhor tratamento para o seu caso.

eliane disse...

Oi, meu nome é Eliane, desde de abril de 2008, estou tendo inchaço nas articulações dos dois joelhos e agora no tornozelo direito tbém, ja tomei varias medicaçoes, sulfazalazina, matrotexato, meloxicam, e predinisona, mas nada adiantou, e agora descobri q tenho intolerancia a lactose e pra piorar todas essas medicações q tomei tem lactose, e depois q eu comecei a fazer a dieta da lactose os inchaços sumiram, mas minha medica nao acredita q a lactose possa inchar as articulações, e agora minha medica quer q eu tome o remedio biologico mais eu nao aceitei pois tenho medo da reaçoes desse remedio, e então ela receitou o Arava, mas mesmo assim tenho medo das reações dos remedios e tbém sou nova e pretendo ter filhos e até hj não descobri o q eu tenho o joelho melhorou mas o tornozelo ainda esta inchado com sinovite, será q mesmo sem diagnostico confirmado devo tomar o arava ou o biologico?Por favor ja nao sei mais o q pensar e que atitude tomar.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Eliane:
A finalidade deste blog é orientar e esclarecer as pessoas que estão sendo enganadas com o mito "reumatismo", o que claramente não é o seu caso.
Pelo que entendi, você está em tratamento com uma reumatologista e ela vem usando corretamente todas as opções disponíveis para o tratamento da artrite crônica, da maneira como é preconizado atualmente.
Por isso, o problema que você está apresentando e as dúvidas que tem devem ser discutidos com a médica responsável ou, se desejar ouvir outra opinião, com outro especialista que possa examinar suas articulações e avaliar adequadamente a sinovite.
Infelizmente, considerando apenas o que você relatou, não tenho como opinar na decisão do tratamento.
Sugiro que você converse com a médica responsável e discuta com ela as suas preocupações. Lembre-se de que a decisão final de usar ou não um medicamento é somente sua, após ser esclarecida sobre os riscos e benefícios do tratamento.

carmen disse...

doutor,fiz um tratamento com artrolive durante seis meses,porque tinha dores e inchaços nos joelhos,agora sinto as mesmas dores nos tornozelos,mas nao incha,pode ser o mesmo propblema?o meu reumatologista me disse que eu tinha artrose.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Carmen:
Pode ser, mas é melhor você conversar com o seu reumatologista sobre isso.

Marcos disse...

Dr Luiz, meu Pai tem 50 anos e acreditamos que ele sofre de gota. Há alguns anos atrás ele tinha crises mais rápidas de dores que demoravam muito a voltar, mas agora está sofrendo muito. Ele sente dores quase que semanalmente e as vezes não consegue nem pisar no chão ou mecher o braço. As dores e inchaço aparecem em várias articulações. Ele ejá foi em dois reumatologistas e não pediram nenhum tipo de exame. Passaram a colchicina para as crises e uma dieta, nada mais.Tenho a impressão que o médico só burcou reparar os efeitos da doença, mas não as causas. O Pai dele tinha gota, por isso achamos que ele tb tem, pois os sintomas são os mesmos.O que o Sr acha que devemos fazer? O Sr atende particular ou tem alguma indicação de bons médicos?

Agradeço desde já

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Marcos:
Não considero o uso de colchicina e a adoção de uma dieta o tratamento adequado para gota. Portanto, se seu pai tem gota, ele não está sendo tratado.
O tratamento de gota deve ser feito por um reumatologista. Se você não está satisfeito com as opiniões que ouviu até agora, sugiro que procure um terceiro reumatologista.
Se desejar informações sobre o atendimento em consultório, contacte-me pelo e-mail lclaudiosilva@gmail.com ou telefone para o consultório - 041 32241268.

mandinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Janaína:

Dor e dificuldade de movimentar os joelhos ao levantar da posição sentada e que passa em seguida é um sintoma de artrose nessa articulação. O cansaço nas pernas, a sensação de barulho entrre ossos que se movimentam também fazem parte da artrose.
Sugiro que você consulte um reumatologista sobre isso.

Dr. Luiz Claudio

J.P disse...

olá dr. o meu problema é o seguinte. a ums 2 anos atras tive um inchaço no dedão do pé, me falaram que era gota e me reiceitaram couchita, aliviou e passou. e de vez em quando voltava e eu fazia a mesma coisa, porém a ums 4 meses atrás tive um forte estresse emocional por causa de uma separaçal conjugal, e emragreci muito, 15 kilos. e surgirão algumas dores nas articulações dos dedos da mão e um tipo de caroço em um dos dedos, e algumas dores nos cotovelos e pescoço e também nos pés, porém não são dores muito grandes, apenas encomodão. me falarão que pode ser artrite reumatóide, mandarão eu fazer exame de fator reumatico, tenho 38 anos e moro no interior do pará, aqui não tem reumatologista. o que o senhor sugere que eu faça para eu poder sair dessa angustia que me aflora. quero fazer os exames de (vhs)(pcr)(aslo)(fan)pra saber o que eu tenho de verdade,estou com medo pois me falarão q artrite reumatoide não tem cura e é dejenerativa.desde já agradeço o senhor por colocar este blog pra podermos ter algum apoio de pessoas com o senhor.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

JP:

Pelo que você contou, parece que o início foi mesmo gota, com crises que melhoravam com colchicina e voltavam de vez em quando.
Em quem tem gota, o aparecimento de dores persistentes com caroço nas articulações deve ser considerado como a fase crônica da gota, até prova em contrário.
A gota tem a fase de crises, que dura alguns anos, e entre as crises a pessoa não sente nada, mas depois entra na fase crônica, que causa dor persistente e aparecimento de caroços.
O aparecimento de artrite reumatóide em quem tem gota é muito raro, quase impossível, por isso o mais provável é que seja só gota. A maneira de diferenciar é examinar o caroço. Se você conseguir que alguém faça uma biópsia do caroço para exame, isso será mais importante para o diagnóstico do que fazer VHS e fator reumatóide, que não ajudarão a esclarecer a dúvida.

Ricardo B disse...

Há três semanas atras os meus joelhos começaram a estalar e as vezes a doer,não apresentando sinal nenhum de melhora,já fui no ortopedista,já fiz raio x e ultrasom e não indicaram nenhuma anormalidade,sem falar que eu já tomei 2 caixas de antiflamatorios,enfim eles crepidam,estalam-as vezes audiveis-,certas vezes quando eu vou dormir sinto que eles estão queimando e inchados.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Ricardo:

Se você ainda não consultou um reumatologista, sugiro que o faça. A causa mais comum de crepitação nos joelhos é artrose, que antes de produzir alterações no raio-X, só pode ser suspeitada mas não pode ser confirmada. Entre o início dos sintomas e o aparecimento das alterações radiológicas, pode haver um intervalo de meses. Independentemente disso, na ausência de outras alterações, é o diagnóstico mais provável para crepitação nos joelhos. O reumatologista poderá avaliar se novos exames são necessários e qual o melhor tratamento a fazer nesse momento.

Monika disse...

bom dia!
fiz exames e a PCR está em 24. tenho muitas dores em todo o corpo, sinto-me uma velha, mas tenho 36 anos, estou sempre cansada.
o que o sr. acha?
obrigada.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Monika:
O significado do exame PCR depende do quadro clínico que estiver presente. Dor no corpo todo, cansaço permanente e "sentir-se velha aos 36 anos" não são sintomas que ajudem a interpretar o exame.
Em situações como essa, PCR aumentada pode indicar alguma causa inflamatória mas também pode não ter nada a ver com o que está causando os sintomas e ter dado positivo por outras razões.
Você deve consultar um reumatologista por causa das dores no corpo. Ao examiná-la, o especialista saberá dizer se a PCR tem alguma coisa a ver com o que você sente ou se deu aumentada por outra razão.

Bruce Sinner disse...

olá dr. luiz,

Tenho 31 anos e venho sentindo uma dor na altura do peito, mais para as costas. Um medico chiroprata disse q tenho um nervo pinçado e inflamacao.
Meu medico principal pediu um exame de sangue e o VHS veio muito alto, 130 qdo o normal é 20. Ele me indicou ir num reumatologista. É correto isso? Esse valor nao está elevado demais não?
obrigado

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Bruce:

VHS de 130mm é quase sempre indicativo de alguma doença, mas se você tiver alguma doença, não será "nervo pinçado e inflamação".
Um dos papéis do reumatologista é investigar VHS elevado.
A elevação pode indicar a presença de uma doença.
Se houver uma doença, pode tanto ser uma doença que é tratada por reumatologistas quanto pode ser uma doença que é tratada por outra especialidade médica. Só o diagnóstico esclarecerá essa dúvida.
A indicação que você recebeu, para procurar um reumatologista, está correta.
Boa sorte.

Evany disse...

sinto muitas dores no corpo todo prinsipalmente nos membras superiores e inferiores. fui a um ortopedista e ele me encaminhou para um reumatologista.
Estou quase perdendo o movimento dos membros. não estou conseguindo fazer o meu trabalho pois não consigo ficar com o braço suspenso nem 30 segundo para escrever na lousa quando começo escrever o braço despenca do alto derrubando o pilota da mão. O que tenho que fazer? Que medico devo procurar.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Evany:

A indicação para consultar um reumatologista está correta.
Como você tem dores no corpo, os sintomas nos braços podem estar relacionados com o que causa as dores.
O reumatologista irá investigar a causa das dores e também poderá avaliar se há algum componente neurológico na dificuldade de permanecer com os braços elevados.
Boa sorte.

Juliana.mision disse...

oi doutor, meu nome é Juliana, e a 1 ano e 8 meses, sofro com muitas dores nas pernas, que começa no quadril e vai até os dedos do pé, em sinal disso, meus 4 dedinhos do pé não se movem junto com o dedão. estáo muito rigido, fui a varios médicos, e ninguem descobriu o que era, e isso foi piorando,não posso ficar sentada muito tempo, e doi mais no quadril, joelho e o tornozelo que incha, é so uma perna,a esquerda e o braço direito que deu tendinite no ombro e punho, mas doi tudo.
um medico pediu exames de sangue para ver se era reumatismo um clinico geral, e não deu nada ai ele falou que não era reumatismo, isso foi no começo, agora depois de passar por varios medicos o ortopedista fez um raio x e deu sinais de artrose em região sacro iliaca, ele olhou e falou que tenho reumatismo e me encaminhou com urgencia, pois não consigo caminhar direito mas, fiquei manca. e ao mesmo tempo estou com um neurologista pois ele acha que pode ser esclerose multipla, fiz a ressoancia de cranio e deu um irregularidade no corpo caloso, com pequenos focos em seu interior, que pode ser esclerose ou outra doença, agora tenho que esperar pois dependo do sus, e ai o que o senhor acha. me ajuda, eu pareço uma bolinha de ping pong.

Doron disse...

Lívia Almeida.
Olá,
Gostaria de receber orientação sobre dores que tenho sentido, vou contar minha história: no início de 2009 comecei a sentir dores na perna esquerda, na região da coxa,na lateral principalmente, porém as vezes aponta na parte frontal, Essas dores as vezes aparecem na outra perna, costas, pés, porém mais raramente e mais leve. Porém na perna esquerda as vezes é intensa, por exemplo, depois de estar sentado por algum tempo, não consigo me firmar em pé, se quiser me locomover, é mancando, ao sair do carro, não consigo fazer aquele giro, tenho que sair de costas, a perna no mesmo sentido que está, isso surgiu no final de 2009, ou seja acho que está piorando. Porém já procurei alguns especialista, em primeiro lugar, um ortopedista, que não tocou em mim, fez-me umas duas perguntas e pediu uma ultrasonografia, que durante o exame a médica relatou que nada havia de errado com os musculos, tendões, nervos, por ter sido tão mal atendida não voltei ao ortopedista. E então procurei um angilologista, que também fez um exame de 3m, olhou rápidamente minha perna, para ver se tinha varizes, achou que não seria problemas circulátorios pois não tenho veias alteradas, mais mesmo assim, solicitou um exame doblescan, (desculpe a escrita) não sei a correta, paguei caro por esse exame, e o médico que fez também falou que as veias, estavam boas e que eu não tinha trombose, etc. Enfim voltei a outro ortopedista, por insistência minha relatei o minha história, e ele então pediu um raio X da coxa esquerda e da coluna, peguei o resultado e levei a outro ortopedista, que ao ouvir rapidamente minha história disse que era reumatismo, exatemente essa expressão foi usada,"ISSO É REUMATISMO" então perguntei: O que devo fazer? Ir ao reumatologista e fazer exame de sangue o tratamento é prolongado. Olhou os exames de forma rápida, disse que o raio X da coxa estava mormal e o da coluna havia uma mancha que ele disse que era má digestão, intestino lento em trabalhar, para procurar também um gastro. Que a doubl estava normal, e esquecir de levar a ultrasom, então falou que se fosse tumor tinha vista na ultarsom, osso no raio x, veias na double e que era reumatismo. Então cheguei em casa e vim pesquisar sobre o assunto, estou surpresa com os comentários das pessoas e suas respostas a respeito do "reumatismo" e agora o que faço? Qual médico procuro? já tenho mais de um ano com a dor que não é forte e insuporével, não é na junta, porem fico com medo de que o problema esteja se agravando, pois a dor existe, como li seus artigos, o diagnóstico é feito pelo exame fisíco, o que nenhum dos profissionais fizeram.
O que o Senhor acha que devo faezr, ir mesmo a um reumatologista?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Lívia:

Dor musculo-esquelética que aparece sem ter havido traumatismo ou ferimento no local dolorido deve sempre ser consultada em primeiro lugar com um reumatologista.
Isso evita ouvir a explicação "ISSO É REUMATISMO", que a maioria dos outros profissionais usa quando não encontra nenhuma doença das suas especialidades. Mas "ISSO É REUMATISMO" não significa que a doença foi descoberta pois "reumatismo" não é um diagnóstico. É por não saber o que é que eles dizem "ISSO É REUMATISMO".
Por isso, sempre que sentir dores no corpo, nas articulações, nos ossos, nos músculos ou na coluna,
consulte primeiro um reumatologista.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Para Juliana.mision, que aparece mais acima:

Se há 1ano e 8meses você tivesse consultado primeiro um reumatologista talvez não tivesse passado por toda essa angústia.
Dor musculo-esquelética que aparece sem que tenha havido traumatismo ou ferimento no local dolorido devem sempre ser consultadas em primeiro lugar com um reumatologista (leia O PAPEL DO REUMATOLOGISTA NO SISTEMA DE SAÚDE).
Como você diz que depende do SUS, em alguns locais pode ser difícil conseguir uma consulta, mas consultar um reumatologista é o melhor caminho para descobrir a causa das dores que você sente.
Não é "reumatismo", com certeza, porque "reumatismo" não é um diagnóstico.
O reumatologista é o especialista indicado para identificar a causa das dores e fazer o tratamento correto.
Boa sorte.

Rose disse...

dr a algum tempo sinto muitas dores nas minhas articulações e a maior parte do tempo meus tornozelos ficam inchados e pernas também.Fiz uma consulta com um ortopedista e ele me passou alguns exames nos quais o VHS na 1h deu 18, e na 2hrs deu 40, o de MUCOPROTEINAS deu 4.7.Diga-me por favor se estou com algum problema, pois,minha consulta com esse medico vai demorar por ele não morar na minha cidade.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Rose:
Seus exames estão normais e sem examinar as articulações doloridas ou inchadas não é possível fazer nenhum diagnóstico.
Sugiro que você consulte um reumatologista.
Dores nas articulações devem sempre ser consultadas em primeiro lugar com um reumatologista.

Margareth disse...

Dr. Luiz Cláudio,
Tenho diversas hérnias discais na col. cervical, que me causam muitas dores. Há 3 meses, aproximadamente,venho sentindo dores fortes nas articulações das mãos, dormência no braço durante a noite e "choque" nos dedos. Ao acordar não consigo fechar as mãos. O reumatologista pediu que eu fizesse diversos exames, entre eles eletroneuromiografia, vhs, fan,aslo, etc... É posivel que seja artrite ou artrose? ou apenas uma consequência do problema de coluna? o que devo fazer?

laerte-pereira@google.com disse...

Doutor,
Bom Dia!
Dores no musculo do braço na altura do ombro e mucoproteinas alterado pouco acima da referencia, podem indicar que diagnostico, já que, nos exames laboratorias de doença reumatóide deu negativo,
Sem mais,
Atenciosamente, Laerte

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Margareth:
A dormência no braço e os choques nos dedos podem tanto ser consequência das hérnias da coluna cervical como um sintoma da síndrome do túnel do carpo. A eletroneuromiografia é o exame indicado para diferenciar essas duas situações.
Aguarde o resultado dos exames e a avaliação do reumatologista.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Laerte:
Dor localizada no ombro sugere um problema dessa articulação ou das estruturas em volta dela, mas o diagnóstico depende mais dos achados do exame físico do ombro do que do exame de mucoproteínas pouco alterado.
Quando não há sinais de doença em outras articulações, a queixa de dor no ombro geralmente precisa de um exame de imagem do ombro dolorido, como raios-X ou ultrassonografia, para esclarecer qual é o problema.

Cleto disse...

Olá Dr. Luiz

Meu nome é Cleto. Primeiramente parabéns pela iniciativa de esclarecer nós leigos sobre o mito do reumatismo!
Tenho 38 anos e há duas semanas estou com dores nas articulações, mais fortes nos joelhos, cotovelos e ombros e mais fracas nos punhos e tornozelos. Pretendo procurar um reumatologista o mais breve possível, mas como dependo do SUS...
Gostaria de saber se a prática de esportes ou sedentarismo contribui para o retardamento ou aparecimento de doenças como artrite, artrose, etc...
E no meu caso, existe alguma possibilidade de os simtomas (dores) passarem expontaneamente?
As dores mais fortes são durante a noite nos braços, logo abaixo do ombro, dores estas que me acordam na madrugada... durante o dia, com o movimentar do corpo elas diminuem, mas alguns movimentos rotatórios dos braços estão prejudicados, como vestir um casaco, por exemplo... me faz sentir bastante dor nos ombros...
O dr. pode me esclarecer de alguma maneira?
De antemão agradeço pela atenção!

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Cleto:

Artrose pode ser causada por exercícios. Um exemplo é a artrose de joelho que se observa em quase todos os jogadores profissionais de futebol.
O sedentarismo é um fator no aparecimento de dor musculo-esquelética em qualquer idade: leva a descondicionamento físico, encurtamentos musculares, perda de mobilidade e, como resultado de tudo isso, dor. A prática de esportes e de exercícios regulares previne isso.
Duas semanas é um período em que a dor musculo-esquelética pode ainda não apresentar características suficientes para o diagnóstico e, por outro lado, também pode desaparecer espontaneamente. É impossível saber sem examinar os locais doloridos.
Lamento não poder esclarecer melhor.

Pambastos disse...

Dr. Fiz uns exames admissionais semana passada ...tds deram normais exceto pelo vhs q deu 15mm qndo a referência é de até 10mm. Gostaria de saber se pode ser alguma doença ou é normal? Tomo anticoncepcionais apenas de medicação.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Pambastos:

Não é doença; é normal. Para a reumatologia, o valor de referência do VHS para auxílio diagnóstico é 20mm.

Marcos disse...

Doutor, boa noite, meu caso é que tenho problema de ácido urico alto, e tive uma crise de gota recente que atingiu os dois pés, no pé direito atingiu o tornozelo, que já estava um pouco dolorido uns dias antes da crise, o pé esquerdo rapidamente melhorou, apesar do pé direito desinchar bem, ainda dói e o que estou achando estranho é que ele parece meio solto, é normal em crise de gota? ou pode ser outro problema e, como coincidiu com a crise, estou tratando de forma errada...

agradeço a atenção

v disse...

boa noite,faz 2 anos que meus joelhos ficam sempre inchados ,fiz ressonancia magnetica e nao aparece nada , foi tirado liquido sinovial 3x cada vez 130ml , menos de uma semana fica inchado de novo , meu medico traumatologista desconfiou de sinovite vinodular pigmentada , fiz uma artroscopia e foi mandado para biopsia e confirmou ,ja fazem mais de 40 dias da cirurgia e meu joelho continua inchado como se nada tivese feito , e de umas 2 semanas para ca sinto que o tornozelo esta inchando...o que devo fazer ???

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Marcos:

A sua dúvida só pode ser esclarecida através do exame físico. Sugiro que consulte um reumatologista.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

V:
A evolução do seu caso ainda está dentro do que é esperado para a cirurgia de sinovite vilonodular do joelho.
Sugiro que discuta o assunto com o cirurgião e pergunte o significado da sensação que está tendo no tornozelo.

luis disse...

APARECEU UMA MANCHA VERMELHA NA MINHA PERNA, ELA É INCHDA E DOI, MEU MÉDICO DISE SER UMA ESPÉCIE DE REUMATISMO E ME RECEITOU 6 INJEÇÕES DE BEZETACIL, JA TOMEI DUAS, MAS A MANCHA NÃO SUMIU E APARECERAM MAIS 3 TODAS PERTO DA 1ª

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Luiz:
Sugiro que consulte um dermatologista para diagnosticar as manchas na sua pele.
"Reumatismo" não é porque "reumatismo" não é uma doença, portanto não pode ser o diagnóstico.

mislene disse...

DR meu nome é mislene tenho trinta e dois anos e desde os quinze anos sinto dores pelo corpo, todos os dias em um lugar diferente, como se caminhasse pelo meu corpo, mas depois que completei trinta aumentaram de uma forma muito brusca tomo todos os dias hidroxicloroquina 400mg as vezes meloxicam de 15mg e quando fico muito ruim tomo corticoide, gostaria de saber se existe algum tratamento com medicamentos que possom aliviar essas dores sem que fique inchada?.
desde ja agradeço.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Mislene:
Para saber qual é o melhor tratamento, é preciso saber qual é o diagnóstico, ou seja, qual é a doença que está causando as dores.
Sugiro que você consulte um reumatologista para saber qual é o seu diagnóstico.

Mara disse...

Dr. tenho 32 anos e venho sentindo dores articulares diversas. Além dos ombros que doem sempre, direto, e rangem bem forte ao movimento, sinto dores em outras articulações (as vezes no hálux, as vezes no joelho, as vezes no cotovelo,nos dedos das mãos,etc.), e tem dias que simplesmente não tenho dores, a não ser nos ombros. Já procurei especialistas que sempre me dizem que estou com tendinite e receitam uma injeção de corticóide e antiflamatorios... as dores somem por um tempo e retornam. Teria algum exame específico a ser feito? Obrigada.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Mara:
O único exame importante a ser feito em situações como a sua é o exame físico feito por um reumatologista.
Se ainda não consultou um, sugiro que o faça.

edna disse...

minha tem sentido muitas dores nas articulações ela tem 8 anos procurei um ortopedista que silicitou varios exames ultrasom e raios x um dos exames de raio x foi diagnosticado hermatrose então ela falou para procurar um reumatologista e solicitou alguns exames para adiantar fizemos o vhs e naprimeira hora deu 35 na segunda hora 67 o indice de katzfoi 34 os outros exames fAL PCR LAT o resultado foi normal como em Blumenau não tem rematologista pediatrico não sei o que fazer. minha mãe tem artrite a 35 anos e tem as mãos deformadas, não gostaria de ver minha filha sofrer mais.Por favor me ajude.
Edna

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Edna:
O diagnóstico de hemartrose requer a retirada do líquido articular para exame.
Sua filha de 8 anos precisa ser vista por um reumatologista-pediátrico. Em Curitiba, há um serviço de reumatologia-pediátrica no hospital Pequeno Príncipe.
Se o líquido articular já foi examinado e o diagnóstico de hemartrose já está estabelecido, é preciso também consultar um hematologista.

artenacidade disse...

febre reumática e reumatismo são considerados a mesma coisa? febre reumática é uma doença, ja que reumatismo não?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Artenacidade:

Não são a mesma coisa.
Febre reumática é uma doença; "reumatismo" é um mito (leia FEBRE REUMÁTICA OU REUMATISMO NO SANGUE?).

maisa disse...

Dr. Fiquei extremamente surpresa ao ler este post, assim como a maioria das pessoas sempre ouvi falar em reumatismo como doença, nem na faculdade ouvi alguém dizer o contrário.
Bom, a questão é que fui hoje ao médico, pois 2 dos meus dedos (a articulação, no caso) da mão estão muito inchados. Isso acontece sem motivo sempre no inverno. E como você disse, me pediram estes mesmos exames, FAN, ácido úrico, pnt C reativa... o que poderia ser a causa deste inchaço dr.?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Maisa:
Quando a maioria dos reumatologistas ouve a queixa de inchaço nos dedos das mãos, que só aparecem no inverno, ele imediatamente pensa em uma doença, mas o nome que lhe vem à memória nunca é "reumatismo".
Entretanto, ele precisará examinar o local inchado para determinar se o inchaço é da articulação (articular) ou estå em volta dela (periarticular) e para verificar se há manchas no local. Se houver, ele perguntará se as manchas coçam ou não.
Conforme as respostas que obtiver, a maioria dos reumatologistas que conhece esse problema de articulações que incham no inverno, saberá o diagnóstico ao término do exame físico e o nome desse diagnóstico não é "reumatismo".
Os profissionais que não conhecem o problema das articulações que incham no inverno provavelmente dirão "é reumatismo" ao ouvirem a queixa de dedos inchados e prontamente solicitarão "exames para ver se é reumatismo", o que não existe. Essa é uma maneira de falar apenas, que nada tem de científica e que ainda persiste em nosso meio porque a população acredita que "reumatismo" é uma doença.
A finalidade do blog é denunciar a existência do problema de comunicação causado pela crença popular em
"reumatismo" como doença e pela existência de profissionais que exploram essa crença com um comportamento que nada tem de científico e técnico.
Não é finalidade do blog dar diagnósticos em casos específicos.
Para o seu caso, sugiro que consulte um médico-reumatologista.

michele disse...

Bom dia Dr.
É normal acordar com os dedos tortos no estilo pescoço de cisnei, não cosneguir movimentálos por alguns minutos e depois voltar ao normal? tive esses episodios umas 4 vezes e sempre ao acordar. Tambem acordo com dormencias nos braços e nas pernas com muita frenquencia. Depois que meu exame fan deu positivo (segundo meu otorrino que procurei por causa das minhsa tonturas) marquei um reumato por indicação dele e estou tentando analisar todo tipo de problema que tive desde que começaram as tonturas...
agradeço se responder.

bruna disse...

DR. Estou com púrpura e faço um tratamento com corticoide a 2 meses, durante estes dois meses sinto meus joelhos diferentes, com se fossem carne morta no meu organismo, ando um pouco e eles já começam a endurecer, será que tem a ver com efeitos colaterais do corticoide, ou é melhor procurar um traumatologista?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Michele:
Não é normal, mas nem as dormências nas mãos e nos pés nem as alterações nos dedos, da forma como você descreveu, parecem ter relação com o FAN positivo. Entretanto, sugiro que consulte um reumatologista para analisar todo o quadro clínico.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Bruna:
É melhor procurar um reumatologista.
Púrpura é uma doença autoimune que pode causar artrite. A questão no seu caso é saber se há artrite nos joelhos pois, se houver, significa que a doença não é apenas "púrpura".
Consulte um reumatologista.

paulistaaju disse...

DR Luiz Claudio me perdooe se n for sua area de atuação mas vejo vartios comentarios com relação a artrose artrite entao ai vai minha pergunta:
dia 02/01 passei por uma artroscopia para retirada de uma parte do menisco medial ,depois desta cirurgia meu joelho nao desinchou mais e pior agora ao flaxionar a perna tenho a impressão que o joelho vai sair do lugar ele estrala tanto que da até vergonha sem falar nas dores que são uma constante.
segunda feira agora o profissinal que me acompanha me prescreveu artrolivve e bioprofenid durante 03 meses e eu pergunto este medicamento é especifico para artrose ou é usado em outros tipos de lesao por que se a resposta for negativa creio que ele esteja omitindo algo de mim e serias o caso de procurar uma segunda opiniao , grato pela sua atenção

Edgar Brito

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Paulistaaju:

Sulfato de glicosamina e condroinita são indicados para o tratamento de artrose.
Cetoprofeno é um anti-inflamatório e pode ser usado em qualquer doença inflamatória e também no tratamento da dor articular de qualquer origem, mesmo se não houver inflamação.

Biólogo Izaque Martins de Souza disse...

Prezado Doutor, sou Biólogo especialista em Análises Clínicas e quero dizer que tive uma aula a respeito, pois na faculdade nunca tivemos uma conversa abertamente sobre o tema. Muito bom a explicação, aprendi muito!
Izaque Martins de Souza
Cuparaque/MG.

Larissa disse...

Boa noite,Dr....Nunca tinha visto essa doença sob tal âmbito e confesso que fiquei maravilhada e também aliviada!!!!!Porém é meio genético,casos em vários membros de artrite e artrose.....e após vários tombos no joelho e forçar a coluna demais ao trabalhar,deparo-me hoje com uma dor nas articulações das mãos e a sensação de inchaço interno,dor no joelho,cotovelos,dor nas costas e sensação que as costelas doem,dor nos ombros,tudo meio associado......mas eu ainda não passei por nenhum especialista,porque queria ter uma gama de informações antes de procurar algum.Aceito sugestões para o meu possível caso...Obrigada pelas informações já citadas..abraços

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Larissa:
O seu racicocínio - querer informações antes de procurar um especialista - não é válido no problema da dor nas articulações. Sem saber a causa da dor, não adianta procurar informações sobre todas as possíveis causas de dor nas articulações. O melhor a fazer é primeiro procurar um reumatologista para examinar as articulações doloridas. Através do exame físico o reumatologista poderá fazer um diagnóstico imediatamente ou, se um diagnóstico não for possível no primeiro atendimento, montar uma hipótese diagnóstica que indicará quais exames precisam ser feitos a seguir.
Depois de receber um diagnóstico, aí sim você deverá procurar informações sobre a doença que for diagnosticada - conhecer e entender a doença ajudam no tratamento. Mas você não saberá qual é a doença procurando informações, sem consultar um reumatologista.

lobato disse...

sinto dores no joelho esquerdo desde os 8 anos de idade tenho 24 anos ja tirei varios raio x e nada atesta a médica passou exame de sangue e ela disse que tenho reumatismo no sangue. gostaria de saber se tem cura ?

luciana helena disse...

Boa noite ,
Drº Luiz Claudio, sinto dores no corpo todo como se estivesse com febre mas não estou, sinto dores no quadril nas pernas e pes, e pela manhã minhas mãos estão inchadas, engraçado que se algu´´em toca em mim com as pontas dos dedos ocmo se me cutucando sinto muita dor no locar ai tenho que esfregar at´´e aliviar mas ´´e muito forte como se eu tivesse batido...tenho 34 anos e tr^^es filhos me sinto inutil, não consigo fazer nada, caminhar , academia etc

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Lobato:
"Reumatismo no sangue" não existe, portanto não é o diagnóstico do que você sente no joelho (leia REUMATISMO NO SANGUE, PICARETAGEM E DEBOCHE).
Dor localizada em um joelho desde a infância sugere um problema somente nesse joelho e deve ser tratada com um ortopedista. Entretanto, antes de ver o ortopedista é sempre conveniente fazer avaliação com um reumatologista para excluir que não há doença em outras articulações.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Luciana Helena:
Consulte um reumatologista pois o que você descreveu sugere fibromialgia.

Dandara disse...

Dr. Luiz Claudio
Tenho 29 anos, 2 filhos, e há 2 semanas minhas articulações dos pés, tornozelos, mãos, ombros e joelhos e estão doendo e inchando.
Como meu joelho inchou muito a ponto de nao conseguir dobrá-lo, a panturrilha ficou enorme, de consistencia dura e aumentou a dor, fui no Hospital HPS de Porto Alegre e eles disseram que nao tinham como fazer os exames lá, pois estavam com aparelhos com defeitos. Fiz um Raio-X e deu normal tudo.
A médica na saída pediu que eu procurasse um Posto de Saúde, e se no domingo (qdo os postos nao abrem) piorasse mais eu fosse em outro hospital com urgência.
O sistema de saúde aqui no sul é bem precário, parece que demora muito para se conseguir consulta com especialista.
No hospital vi os médicos comentando que provavelmente poderia ser reumatismo (tbm possuo historico na familia de reumatismo que deixou minha avó toda deformada) ou poderia ser problemas circulatórios.
Hj minha perna desinchou um pouco, mas a dor continua nas articulaçoes apesar das dores estarem mais fracas. Como um médico poderia diagnosticar algo se não está mais tão inchado?
Se demorar a ser atendida corro o risco de ficar com os pés, joelhos e mãos deformados?
No tempo da minha avó não tinha remédios para tratar disso, e agora possui?
Se for diagnosticado reumatismo posso levar uma vida normal?Obrigada,
Daniele Oliveira, 30 anos
Porto Alegre

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Daniele:
Percebo que você não entendeu o conteúdo do blog pois suas perguntas não fazem sentido para mim.
"Reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular, portanto você não tem "reumatismo".
Os médicos que disseram que "provavelmente era reumatismo" estavam na verdade dizendo que não sabiam o que era e por isso disseram que era "reumatismo" - leia REUMATISMO NO BRASIL - UM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO.
Nem no tempo da sua avó existiu nem agora existe - e nunca existirá - "remédio para tratar reumatismo" porque "reumatismo" não é uma doença. Muitos médicos dizem "é reumatismo" e "use esse remédio para o reumatismo" mas essa é apenas uma maneira de falar que não tem fundamento científico e serve mais para enganar do que para esclarecer alguém sobre a doença que a pessoa realmente tem.
Dores e inchaçoes em várias articulaçōes ao mesmo tempo levantam a suspeita de artrite, não de "reumatismo".
O exame mais importante para o diagnóstico de artrite é o exame físico das articulações doloridas e inchadas e o diagnóstico pode ser feito mesmo quando o local afetado "não está mais tão inchado", como você disse.
Existem várias doenças que causam artrite e é preciso diagnosticar a doença que está causando a artrite para fazer o tratamento mais adequado - leia O QUE É ARTRIE ou ARTRITE NÃO É REUMATISMO e ARTRITE NÃO É UM TIPO DE REUMATISMO.
Mas também há doenças em que as queixas são dores e inchaços nas articulações e o diagnóstico não é artrite - o exame físico é essencial para saber se o que a pessoa diz ser inchaço de uma articulação é realmente da articulação ou das estruturas em volta dela ou apenas uma "sensação de inchaço" sem nenhum inchaço de articulação (o significado de "inchaço" é diferente para médicos e pacientes).
Panturrilha inchada, dura e dolorosa é uma descrição da trobose profunda da panturrilha (trombose profunda não é artrite) mas também pode ser causada pela rotura de um cisto do joelho (que pode ser uma complicação de artrite do joelho) - mais uma vez, o exame físico é essencial para diferenciar uma coisa da outra e ainda é preciso excluir a trombose com um exame de imagem da circulação da panturrilha.
Mesmo que haja trombose profunda na panturrilha, isso não explica as dores nas outras articulações, mas há doenças que causam artrite e trombose e essa associação diminui as possibilidades para o diagnóstico.
O seu caso é complexo e precisa ser avaliado por um reumatologista.
Quem acredita em "reumatismo" associa essa palavra com invalidez e deformidade - isso é parte do mito "reumatismo", que é o maior de todos os mitos ainda existentes na medicina.
Somente com o diagnóstico da doença será possível dizer se há risco de ficar com articulações deformadas e se será possível levar uma vida normal.
Sugiro que consulte um reumatologista.

Manuella disse...

Dr. Luiz,
Boa tarde.
Tenho 33 anos. E as vezes tenho crises de coluna, mas sempre convivi bem com isso. Tomo um diclofenaco sódico e passa e sempre sou muito ativa e sem dores. Há uns 5 meses embaixo do meu pé esquerdo (aquele nervo embaixo dos dedos) começou a doer. Achei que seria a embreagem do carro. Talvez seja e isso não tenha nada a ver e quando calço salto muito altos, no outro dia essa dor piora bastante. Mas, o que quero falar mesmo é que há um mês meu dedo indicador da mão esquerda começou a doer, não tomei nada pois achei que iria passar, mas há umas 2 semanas ele começou a inchar também, aí, comecei a tomar nimesulida, mas me deu muita afta e parei e passei a tomar diclofenaco sódico. Não desinchou nem parou de doer. E há 1 semana outras partes do corpo também começaram a doer, nas juntas dos cotovelos, pulsos, os dois pés e ombros. Mas não incham, só doem mais quando acordo e no decorrer do dia melhoram as dores. E ontem os dedos da mão direita mindinho e polegares amanheceram inchados e todos os dedos das duas mãos doem, porém só 4 estão inchados (indicador esquerdo, mindinho direito e polegares). Estão um pouco rígidos, principalmente quando acordo. Quando massageio melhoram um pouco e eles fecham. Ah, esse nervinho da palma da mão esquerda Tb doem quando abro bem a mão, o que fica abaixo do indicador esquerdo. Também de uns dias pra cá os nervos da testa quando abro bem os olhos estão doendo e está indo pra o couro cabeludo, como se fosse a continuação, sinto mesmo que é só no nervinho. A minha coluna está doendo bastante. E todos esses sintomas foram muito rápidos, em 1 mês. Essas dores todas (tirando a coluna) eu sinto só quando mexo ou aperto no local. O que pode ser isso, Dr. Estou angustiada... estou ficando apavorada!
Obrigada pela atenção,

Manuella Martins - Recife-PE

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Manuella:
Inchaço nos dedos das mãos (e em qualquer articulação) deve ser consultado com um reumatologista principalmente para ver se é artrite.
Sugiro que procure um reumatologista.

Jose Carlos disse...

Dr. Luiz,

Há cerca de dois meses que venho tendo uma dor na virilha, que acompanha a parte superior da perna direita, até ao joelho. Parece dor muscular, mas não sei. De inicio pensei que pudesse ser resultado de apendicite, porque também sentia dor acima da virilha, mas a médica gastro descartou essa hipótese.
É apenas na parte superior da perna direita e na respectiva virilha. Também consultei um cirurgião-geral que descartou hernia inguinal.

Não sei o que pode ser, nem a quem recorrer.

Agradeço a ajuda.

André e Neiva disse...

Dr. Luiz bom dia.
Tenho 25 anos e comecei a pouco tempo sentir muitas dores pelo corpo, principalmente costas e pulso.
Não consigo dormir direito e acordo ja cansada, como se tivesse caído um caminhão em cima de mim.
Em pesquisas na internet, pelos sintomas pode ser fibromialgia.
Estou correta? o que devo fazer? as dores estão me atrapalhando no trabalho.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Jose Carlos:

Consulte um reumatologista pois a dor no local que você descreveu também pode ser sintoma de doença da articulação do quadril ou dos músculos que estão em torno dela.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

André e Neiva:
Sim, está correta. Os sintomas sugerem fibromialgia mas o diagnóstico deve ser confirmado por um reumatologista. Há outras doenças que podem causar sintomas semelhantes e o reumatologista é o especialista indicado para fazer o diagnóstico diferencial entre elas.

Janaina Ferraz disse...

Boa noite Dr. Nas últimas semanas meus dedos tem inchado, fui numa médica e ela disse que foi picada e bem provável que de uma aranha, mas não sei de onde essa aranha poderia ter saído, há duas semanas atrás era apenas 1 dedo, agora no começo dessa semana são todos os dedos, ficam inchados e doloridos, quando aciordo estão masi inchados e durante a dia vai melhorando, mas no dia seguinte tudo volta,as vezes coçam bastante também, o que poderia ser? Qula médico devo procurar? Obrigada.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Janaína:
Dedos inchados e doloridos devem ser consultados com um reumatologista.
As possibilidades de diagnóstico em casos assim só podem ser formuladas com a visualização e o exame físico do local inchado.
Consulte um reumatologista.

Verônica disse...

DR. Luiz,

Boa tarde.
Estou com um problema e gostaria de saber sua opinião.
Tenho 26 anos e há mais ou menos 6 anos atrás trabalhei em supermercado e ficava muito tempo de pé. Comecei sentir dores nos joelhos e quadris. Sempre pontadas muito fortes. Fiz alguns exames, mas, o médico ortopedista afirmou não haver nenhum problema.

Sai do trabalho e as dores deixaram de acontecer.

Porém, há oito meses atrás sofri um acidente de moto leve. No entanto no momento da queda já não consegui levantar com a dor do joelho. Passei 10 dias sem conseguir andar e foi diagnosticado liquido sinovial e excesso. O ortopedista retirou com uma seringa e muito lentamente comecei me sentir melhor depois de algumas sessões de fisioterapia.

No último dia 04/08 cai sentada no chão, não bati o joelho em nada. Porém ao levantar já não aguentei a dor. O joelho inchou um pouco, ficou meio avermelhado e estou sentindo dores constantemente. Não consigo identificar onde realmente é a dor, mas sinto-a com mais força na lateral externa; e em todo o joelho tenho uma sensação de cansaço e inflamação. Um médico (ortopedista) mandou imobilizar a perna -só passei 48h e retirei o gesso sem autorização- e me passou alguns exames como aslo, fator reumatóide, glicose, VHS, mucoproteína e proteina C reativa. Estava fazendo hidroginástica há 4 meses e musculação a 2 semanas. Quero voltar, pois me sentia bem ao fazer as atividades e mesmo sem autorização médica creio que elas estavam contribuindo pra minha recuperação,principalmente a musculação faço com cuidados. Mas, estou com medo.

Desculpe por me alongar tanto e agradeço desde já por sua colaboração e parabenizo pelo blog.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Verônica:
O inchaço de qualquer articulação, após traumatismo ou queda, com aumento do líquido sinovial ou não, é de origem ortopédica e deve ser tratado por um ortopedista.
Artrite traumática é o aumento do líquido sinovial após um traumatismo da articulação. Geralmente resolve com a retirada do excesso do líquido sinovial mas a persistência de sintomas na mesma articulação sugere que alguma lesão interna pode ter ocorrido.
As dores e inchaços que devem ser levadas ao reumatologista aparecem sem que haja traumatismo ou queda, surgindo aparentemente sem apresentar nenhuma causa.
Sugiro que siga as orientações dadas pelo ortopedista.

Fã Clube Eternamente Rodriguete's disse...

Olá, Doutor. Tenho 17 anos e um problema no joelho direito que me faz sofrer com muitas dores. ha 2 anos tive pancadas quando praticava dança, e ha um ano sinto dores, fui diagnosticada com condromalacia patelar, fiz fisioterapia durante o ano passado, mas nada de melhoras, a não ser no periodo de tratamento, depois sinto mais e mais dores. Esse ano ela voltou bem mais forte, me deixando com limitações de movimentos, voltei ao medico, fiz uma ressonancia, o mesmo disse que nao era nada grave, que era a condromalacia.. enfim, novamente fisioterapia, conclui 10 sessoes sem melhoras, minha fisioterapeuta ao ver o exame deu a opiniao de que seria uma rotura de lca ou estiramento, procurei outro medico mas o mesmo disse que tambem era condromalacia, que nao tinha cura, que era normal e etc..
ja fiz cerca de 60 sessoes de fisioterapia e nao existe uma melhora considerável.

Gostaria da sua opinião.
Obg e parabens pelo blog.

Claudia Daltro disse...

Dr. sinto dores nas articulações há mais ou menos dois anos. Os médicos que eu conto sobre essas dores parecem não acreditar, pois nem exames me pedem. Como meu serviço é muito estressante, e ando irritada, todos acham que estou com depressão e algo assim. Não durmo direito por causa dessa dorzinha incômoda e por isso fico mais irritada ainda. O clínico me passou frontal pra eu poder dormir. Agora estou dormindo a noite toda, porém durante o dia sinto as dores, principalmente na parte de atrás dos joelhos, no punho e na parte de dentro dos cotovelos. Não está inchado. Por conta das pessoas falarem que era estresse eu tirei férias, e mesmo nas férias as dores continuaram. Eu tomo remédio pra dor de cabeça e dor muscular todos os dias e essas dores que mencionei não param. Não é nada insuportável, mas é uma dorzinha que incomoda muito, atrapalhando inclusive minha rotina. Tenho com muita freqüência dormência nas mãos e formigamento nas pernas. Minha pressão é geralmente 9 x 6 ou mais baixa. Sou uma pessoa realizada profissionalmente e com uma família feliz, não consigo acreditar que eu possa estar com depressão, mas sim com uma irritação pelo tanto de tempo que venho sentindo essas dores. É muito difícil achar um reumatologista em Rondônia, e por conta disso fico ainda mais desanimada. Vou acabar viciada em remédios pra dor e pra dormir. Esses sintomas que te falei podem realmente não ser nada?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Fã Clube:
Para opinar em casos assim é preciso examinar o joelho.
O que você descreveu sugere um problema ortopédico que deve ser avaliado por ortopedistas.
Sugiro que procure um ortopedista especializado em joelho.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Claudia:
A dor musculo-esquelética que não é provocada por traumatismo sempre significa alguma coisa, por isso não deve ser entendida como "isso não é nada". Entretanto, sentir dor musculo-esquelética nem sempre significa que alguma doença seja a causa das dores.
Descondicionamento físico, estresse e obesidade são exemplos de situações que causam dores sem que haja alguma doença nos locais doloridos.
Leia COMO O REUMATOLOGISTA AVALIA A DOR MUSCULO-ESQUELÉTICA -PARTE 2 - DOR LOCALIZADA OU DOR DIFUSA? para entender a necessidade de consultar um reumatologista para avaliar o seu caso pois o exame físico é o exame mais importante para a avaliação da dor.

Jacqueline Meire disse...

Dr. Luiz, bom dia!
Sempre senti dores nas articulações, tendões, ossos, dentro dos ossos. Mas com o passar dos anos tem aumentado bastante, tenho 27 anos e dia desses fui ao clinico ele me receitou: Ibuprofeno, Prednisona e Paracetamol - depois ele solicitou exames de: glicose(normal - 85,3mg/dl) colesterol(normal - 140mg/dl), creatina (normal - 1,2mg/dl), PCR (negativo), fator rematoide (positivo)e VHS 1ºh (5mm) e 2ºh(20mm). Eu dentro da minha vã ignorância !já disse tenho reumatismo"! Ele logo disse, temos que avaliar pois você é muito nova para ter esta doença. E indicou um reumatologista.
Agora eu lendo o teu post no blog, penso ele está bem errado em afirmar que eu tenho ou não esta doença, e mais acredito que ele não poderia estar me receitando remédios sem saber realmente a causa das minhas dores.
Foi muito esclarecedor este post sobre: REUMATISMO NO BRASIL - UM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO
Agora vou fazer exames com o reumato, e ver o que tenho e qual o melhor tratamento para mim.

pa@ci disse...

Boa noite!!!Tenho uma dor terrivel no braço esquerdo...confundida com durmeça , dor no musculo ou coisa assim, Nao posso com blusa apertada de manga longa que logo começa a formigar que ai a dor começa a queimar do inicio ao fim do braço.Sinto esse incomodo a mais de 10 anos ...fui ao medico ele disse que eu teria que fazer cirurgia plastica nos seios por serem grandes!!!Nao sei se e isso.Sendo que acima do peito esquerdo apresenta tipo um osso que e mais alto.Anos atraz qdo ia aos medicos muitos me indicavam algenac ..uma injeçao.O que pode ser ..que medico especialista devo procurar?Pode ser reumatismo?Minha mae tinha o mesmo problema no braço e perna direita as x sinto me adormecer a perna raramente acontece...mais nao posso com roupas ligadas apertadas que meu braço começa a queimar.Obrigada

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

pa@ci:

O que é possível afirmar com certeza é que "reumatismo" não é porque "reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular. Leia REUMATISMO NO BRASIL - UM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO e também REUMATISMOS NÃO EXISTEM, além de REUMATISMO NÃO É UM DIAGNÓSTICO e os vários artigos sobre o mito "reumatismo" para aprender porque não se deve acreditar em "reumatismo" como uma explicação para qualquer sintoma.
Formigamento e queimação nos braços são sintomas produzidos pelos nervos e, para casos assim, um neurologista deve ser consultado em primeiro lugar.

Gabriella Brandão Biscaia disse...

dr.tenho uma dor forte que vai da lateral do quadril até os dedos dos pés,parece dor muscular e é só do lado direito tenho escoliose porque será que só agora com 40 anos comecei ter essas dores é uma dor incômoda o que o dr me aconselha de medico reumatologista ou ortopedista atualmente tomo deocil e piroxican alivia um pouco se tivesse ainda morando em curitiba procuraria vc para um tratamento desde já agradeço gabriella biscaia

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Gabriella:
Se não houve traumatismo, machucado ou qualquer ferimento no local, consulte sempre o reumatologista.

Adan Perosso disse...

Bom dia Dr Luiz. veja com atenção meu caso, obrigado.
Tenho 23 anos, quando tinha 17 anos fui diagnosticado de febre reumática, fiz o tratamento 2 anos consecutivos com bezetacil a cada 20 dias, nao sentia mais as dores.
de um mes para cá voltei a sentir as mesmas dores nas juntas dos joelhos e maos braços, igual á 6 anos atras, fui no cardiologista e me pediu exames, resultado foi esse:
MUCOPROTEINAS: 2,4 Á 4,5mg/dl (RESULTADO: 104,0 mg/dl)

ASLO ANTI ESTREPTLISINA: MENOR QUE 200 UI/ml (RESULTADO: 164,0 UI/ML)

PCR-PROTEINA C REATIVA: ATE 5MG/L (RESULTADO 1.0 MG/L)

ao meu ver a mucoproteínas esta muito elevado, levei o resultado ao medido e ele me deu meloxican/presnisona/paracetamol, e falou para voltar depois de 2 meses para repetir os exames,estou tomando os medicamento, mais as dores continuam.
ele nao confirmou que tenho reumatismo, por favor me esclareça se o medico foi correto em nao afirmar o reumatismo, porque para mim estou sim com febre reumática, porque sao as mesmas dores.
obrigado.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Adam:
"Reumatismo" você não tem porque "reumatismo" não é uma doença, não é um grupo de doenças, é apenas um mito popular.
Um diagnóstico de febre reumática (febre reumática é uma doença, não é "reumatismo") baseado em dores articulares e exames de laboratório alterados provavelmente está errado porque, para diagnosticar corretamente a febre reumática, é preciso haver também uma ou mais das manifestações clínicas principais da doença (artrite, cardite, coreia, eritema marginado ou nódulos subcutâneos).
O diagnóstico feito há seis anos não pode ser analisado agora, a não ser que você tenha ficado com alguma sequela no coração, o que aumentaria a possibilidade de ter sido febre reumática. Entretanto, isso parece pouco provável pois, quando há sequelas cardíacas, nenhum cardiologista manda parar o uso das injeções que fazem a profilaxia da doença. Se você foi orientado a parar as injeções, o diagnóstico provavelmente não era febre reumática.
Na febre reumática, os exames mucoproteínas e proteína C reativa avaliam a presença de inflamação no organismo e por isso devem dar resultados iguais: se um está aumentado, o outro também deve estar.
Entretanto, proteína C reativa é um exame mais moderno e mais confiável do que mucoproteínas e, para mim, se proteína C reativa está normal, o valor de mucoproteínas não tem significado clínico. Pessoalmente não solicito mucoproteínas, pois considero esse exame obsoleto.
Como seu problema são dores, sugiro que consulte um reumatologista para avaliar se há artrite nas articulações que doem.

Leticia disse...

Ola Dr. Comecei a ter dores musculares intensas e nas articulações e febre, ja tem 3 meses buscando saber o que pode ser e nenhum medico descobriu. Pode ser alguma doença Reumática? no hemograma mostra pcr aumentado e leucocitos tambem.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Letícia:
Leia "REUMATISMO" OU DOENÇA "REUMÁTICA" para entender porque a pergunta "pode ser uma doença reumática?" é inútil pois dá falsa impressão de diagnóstico quando nenhum diagnóstico é feito.
Dores articulare e musculares devem ser consultadas com um reumatologista porque é o reumatologista quem investiga, diagnostica e trata as doenças que causam dores nas articulações, nos ossos, nos músculos e na coluna, com ou sem febre. Para consultar um reumatologista não é preciso pensar em "alguma doença reumática" ou em "algum reumatismo" - o que é exatamente a mesma coisa - pois esse pensamento nada esclarece e afasta as pessoas do reumatologista, procurando outros médicos por causa das dores.

khadijah disse...

olá DR. Tenho tido dores e inchaço nos membros inferiores há aproximadamente 18 meses. Não consigo mais usar saltos. Pratico muay thai e também não estou conseguindo fazê-lo, devido a dores intensas no joelho. Passei com vários especialistas e eles orientam diferentes caminhos...no momento, estou fazendo exames de sangue (inúmeros) e de urina. O vascular receitou Capilarema (apenas exame clínico), mas não percebi melhora em mais de 6 meses de tratamento, ao contrário. O corpo todo incha, os joelhos e tornozelos doem muito, tenho retenção e infecções urinárias reincidentes, apesar de tomar 2 litros de água por dia. Meu pai tem artrite gotosa...minha mãe também...poderia me orientar a possíveis exames ou especialistas adequados??/ Obrigada

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Khadija:

Dores nas articulações podem estar relacionadas com inchaço no corpo e devem ser avaliadas por um reumatologista.
Infecção urinária de repetição deve ser avaliada por um nefrologista.

Clio disse...

Dr. Luiz estou com muitas dúvidas, os médicos que fui não resolvem.
Tenho as mãos e pés com dores nas articulações, identicas do 2 lados, os dedos médios das mãos muito inchados.De manha tenho a tal rigidez matinal, terrível, tem momentos do dia que não consigo abaixar.A suspeita era a Artrite reumatóide, porém, o resultado é:
Hemossedimentação (VHS): 15mm

Anti – Dna Nativo – anticorpos: Inferior a 1,0 – não reagente

Anti ccp 2,8 - negativo

Proteina c: 23,7 -

Reumatóide negativo -

Exceto a Proteína C, tudo é negativo.

Fiz algumas pesquisas, e vi que pode ser artrite psoriática, o que o dr. recomenda?Já que os médicos dizem que não tenho nada.Grato e no aguardo.

Clesio araujo disse...

cleison 34 anos.

olá Doutor, há uns 20 dias mais ou menos comecei com uma dor no cotovelo direito e no punho direito, essa dor era sentida quando movimentava, parecendo ser nos tendões, não havia inchaço nem dor ao toque, depois comecei a perceber uma dor atrás do joelho direito e depois no esquerdo e também nos dedos dos pés, todas sem inchaço, enfim, há 7 dias atrás fui em uma farmácia e o farmacêutico mandou eu tomar uma injeção de diprospan desde então a dor desapareceu, minha dúvida agora é se essa dor vai voltar ou não e se pode ser alguma doença que não seja a artrite reumatoide, estive num ortopedista e ele me pediu ultrassonografia do punho e do cotovelo, no punho não deu nada mas no cotovelo acusou bursite olecraneana e pequeno derrame articular. tive tbm num clinico que pediu o fator reumatoide e aslo, e deu negativo nos dois, ainda vou retornar no clinico. o que o senhor acho dr.obrigado pelos esclarecimentos.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Clio:
Consulte um reumatologista. A proteína C reativa aumentada sugere a existência de algum processo inflamatório e dedos inchados, doloridos e com rigidez matinal sugerem artrite. Mas o diagnóstico de artrite em uma articulação é feito pelo exame físico do local dolorido e inchado, não por exames de laboratório. Exames normais, como fator reumatóide, anti-CCP, anti-DNA, etc) não excluem o diagnóstico de artrite e, se a suspeita é artrite reumatóide, podem mesmo ser negativos (leia O QUE É ARTRITE ou ARTRITE NÃO É "REUMATISMO" e ARTRITE NÃO É "UM TIPO DE REUMATISMO".
Se você tem psoríase, a possibilidade de artrite psoriásica existe, desde que exista artrite em alguma articulação. Esse diagnóstico deve ser feito por um reumatologista.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Cleison:
Acho que você devia ter consultado um reumatologista, em vez de procurar um farmacêutico e consultar um clínico e um ortopedista.
A melhora da dor após a injeção
não significa que o problema foi resolvido e
a presença de "pequeno derrame srticular" no cotovelo
precisa ser avaliada em conjunto com o exame
físico das outras articulações.
Sugiro que consulte um reumatologista.

BAZARDOSRELOGIOS disse...

Ola,Doutor

A 30 dias venho sofrendo com uma dor leve no caucanhar esquerdo as vezes fica dor forte ao final do dia.

Sempre pela manha quando acordo não sinto dor nem inchaço mais ao longo do dia vem o desconforto e inchaço no tornozelo e com um tom amarelado no local.

Não fui no ortopedista e nem no reumatologista.

Fiz exame de urina e meu acido urico esta normal, suspeitei pois tenho micro cauculos.

Vou ao ortopedista ou reumatologista ?

Obrigado

Alex Brandão

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Bazardosrelogios:

Em primeiro lugar, consulte um reumatologista.

Cleicon Alves disse...

Doutor, desde ja agradeço sinto fortes dores na articulaçao do calcanhar na parte superior do pé, e parece que os ossos estão"soltos" literalmente e o mesmo processo ocorre nas mãos. O que faço eustou realmente preocupado pois me falaram que isso pode ser inflamaçao de tendões.

Israela Marques disse...

Olá... tenho 23 anos e desde muito novinha tive um "diagnóstico" de reumatismo. Agora através dessa postagem fiquei sabendo que não há confirmação tal patologia em questão. Mas, enfim. Eu sempre faringite, a famosa dor de garganta, do tipo beta-hemolítico de grupo A e foi através de uma cultura, acho que é esse exame que fiz, que o médico informou que estava com reumatismo.

Fiz tratamento para a faringite e também para o "reumatismo" quando tinha uns 13 anos.

Minhas dores não são constantes, elas surgem quando está frio, as vezes quando caminho muito,e tem algumas articulações que doem muito mais do que as outras, já cheguei até não me sustentar e cair,e não sinto nenhum tipo de inchaço ou edema.

- Através dessas informações, quais exames você indicaria, pra que eu pudesse fazer. E se tem algum fator genético que influencia em dores articulares.

* Nina * disse...

olá Dr. Luiz tudo bem? primeiramente quero dar meus parabéns pela iniciativa de entrar em um assunto tão importante e que não é levado a sério por muitos profissionais.
Bom não estou aqui a procura de consulta online pois sei bem que isso é impossível, minha duvida é: tenho 23 anos e sinto muitas dores nos joelhos, não consigo agachar sem dor, tenho dores nos braços e mãos, as vezes pescoço também... e desde criança tenho mania de estralar essas mesmas áreas em que sinto dores, no momento dos estralos sinto alívio, mas depois de um tempinho voltam às dores. o fato de eu estralar a mais de 13 anos seria uma provável causa?
Muito obrigada pela atenção.

* Nina * disse...

desculpe Dr. estava pensando aqui e nem toda a área dolorida eu estralo não. os braços por exemplo doem por completo e os ombros não só doem como RANGEM conforme me movimento. desculpe o incômodo novamente.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Cleicon:
Muitas doenças podem produzir dor nos pés e nas mãos. As sensações provocadas pela dor variam de pessoa para pessoa e ajudam pouco no diagnóstico. Por isso, a descrição que você dá, "os ossos estão soltos", é apenas uma sensação individual que nada diz sobre o que está realmente acontecendo,
Para esses casos, as informações mais importantes para o diagnóstico são obtidas pelo exame físico das mãos e dos pés, por isso sugiro que procure consultar um reumatologista.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Israela:
Não indico nenhum exame, apenas sugiro que consulte um reumatologista para avaliar o seu caso.
Não confunda dores articulares com doença...
Dores articulares são uma característica da vida humana e todos podem sentir dores articulares sem precisar estar doente para isso. A maioria das dores articulares são passageiras, são causadas por esforço físico, descondicionamento físico, estresse e outras situações do dia a dia que não caracterizam uma doença.
Não há predisposição genética para a dor articular mas pode haver para as doenças que causam dores articulares. Só sabendo o diagnóstico, ou seja, qual é a doença, é possível falar em predisposicão genética.
Não confunda dores articulares com "reumatismo" (leia COMO EVITAR SER ENGANADO COM REUMATISMO - PARTE 3 - NÃO ACREDITE QUE DOR "É REUMATISMO").
Não confie em profissionais que ao verem um resultado de cultura da garganta positivo para estreptococo beta-hemolítico dizem "é reumatismo". Não é. É apenas uma infecção de garganta por estreptococo.
Não confie em profissionais que ao ouvirem alguém se queixando de dores articulares dizem "é reumatismo". Não é. "Reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular.
Para saber a causa das dores articulares, consulte sempre um reumatologista.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Nina:
Como regra geral, estalos nas pequenas articulações dos dedos das mãos e pés são normais e o hábito de estalar essas articulações não causa problemas futuros.
Entretanto, estalos das articulações maiores - quuadril,, joelho, tornozelo, ombro, cotovelo, pulso e coluna. - podem indicar a existência de uma alteração estrutural dessas articulações, principalmente se forem acompanhados de dor nesses locais.
Como indicador de doença, o estalo de apenas uma articulação é mais importante do que os estalos de várias articulações mas apenas o exame físico das articulações que estalam pode esclarecer se há alteração estrutural ou não e direcionar a investigação que for necessária - geralmente algum exame de imagem deve ser feito para esclarecimento do caso.
Estalar articulações por 13 anos não causa nenhum problema adicional mas 13 anos estalando articulações e sentindo dor sugere que há uma alteração que ainda não foi descoberta. Apenas o diagnóstico da alteração que produz os estalos, se houver uma, irá esclarecer sobre o que está ocorrendo e qual a perspectiva para o futuro.
Sugiro que consulte um reumatologista

susi disse...

Dr,desde de criança sinto dores nas juntas dos cotovelos e nos joelhos,minha mâe me levou no médico e ele disse que era reumatismo do tempo,só melhorava quando ela fazia compressa de água quente,começava em uma braço e passava pro outro,depois pras 2 pernas isso tudo na mesma noite.Agora estou com 30 anos e sinto as vezes qdo pego friagem,se assim posso dizer.Daí fui ao reumatologista e a médica me examinou e disse que não parecia com reumatismo,vou fazer exame essa semana.Gostaria de saber se pode ser reumatismo pq qdo aqueco bem o local da dor ela passa.Grata.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Susi:
"Reumatismo" não é porque "reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular. O fato de melhorar com compressa quente nada diz a respeito da dor ou da causa da dor, apenas que vocêz melhora com compressas quentes - existem pessoas que, com a mesma dor que você sente, melhoram com compressas frias - isso é uma característica da pessoa que sente a dor, não da doença que causa a dor.
A crença em que melhorar com compressa quente e piorar com o frio significa que "é reumatismo" é apenas uma expressão da ignorância a respeito da causa da dor (leia DOR, FRIO E O MITO "REUMATISMO PIORA COM O FRIO).

Walcledson de Paula Publicons.com disse...

Dr. boa tarde e bom domingo!
É o seguinte: dia 9/3/13 fui diagnosticado com dengue no estágio simples plaquetas 124mil. Bom a cada 2 dias fui fazendo exames e aí foram subindo para: 152mil e 186mil. Na sexta 15/03/13 (inclusive no dia q completei 41 anos) levantei às 6h da manhã pra gravar um piloto de um projeto de televisão q estou desenvolvendo. Ficamos até aproximadamente até 14h gravando. Qdo vim pra casa, almocei e fui deitar pra descansar. Só q começou no joelho direito uma dor parecendo no osso do lado esquerdo. Aí, não consegui mexer mais a perna e ñ dormi direito. Então no dia 16/3 às 20h fui ao PSM de minha cidade. Ali me passaram dipirona, fizeram exame de sangue pra ver se eu ainda estava de dengue e plaquetas deu: 208mil. Então passaram um remédio mais forte pra cortar a dor. às 7h da manhã trocou-se o médico e passou ULTRACET e às 10h30 me deu alta. Receitou então AMOXILAN 12/12hs e ULTRACET 8/8hs. Só q na terça a dor do joelho acabou e em seguida começou dor pra tudo qto é lugar q se movimenta em meu organismo com algum tipo de inchaço, pois percebo q se eu toco um violão por exemplo, as cordas no lugar de marcar os dedos, cada lugar dá um inchaço como se eu fosse picado por um inseto. Bom, não consigo ficar sentado, deitado, em pé, ao dormir, pior ainda... se precisar levantar de madrugada pra ir ao banheiro é como se os meus ossos estivessem todos quebrados. Fui encaminhado ao angiolista e ortopedista e o clínico geral fez uma bateria de exames diversos de sangue e também de urina. O q vc me orienta Dr pra aliviar a dor, pois um simples movimento de vestir uma camisa, ou levantar de uma cadeira a dor é mto forte. Obrigado!

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Walcledson:
É lamentável saber que um caso como o seu é encaminhado primeiramente para angiologista e ortopedista...
Leia O PAPEL DO REUMATOLOGISTA NO SISTEMA DE SAÚDE para entender porque encaminhamentos como o que você recebeu continuam a acontecer.
Leia PARA NÃO CONSULTAR UM REUMATOLOGISTA para entender porque você deve consultar um reumatologista em primeiro lugar e consulte um rapidamente. Ele lhe dirá o que está acontecendo e o que fazer para aliviar a dor.

MARCIA disse...

Olá Dr.: Há 02 anos deixei de ser sedentária e deixei o sobrepeso, ocorre que ultimamente tenho sentido um desconforto nos joelhos quando faço esteira; faço 40 minutos diariamente alternando esteira, bicicleta e step; não faço alongamento (devo começar imediatamente) mas minha maior preocupação é que minha mãe tem problemas nos joelhos há anos e eu gostaria de fazer um exame para ver o tal líquido sinovial e detectar precocemente alguma doença, qual exame seria mais completo além de consultar urgentemente um reumatologista?

Julio Cezar Bandeira disse...

BOA NOITE DR. MINHA SOBRINHA DE 6 ANOS FICOU COM OS TORNOZELOS INCHADOS E NÃO CONSEGUIA CAMINHAR, O MÉDICO DO POSTO DE SAÚDE DISSE QUE É REUMATISMO, ESTAMOS QUERENDO LEVÁ-LA NO MÉDICO PARTICULAR MAS ESTAMOS EM DÚVIDA SE LEVAMOS NO PEDIATRA OU NO REUMATOLOGISTA, O QUE O SENHOR SUGERE?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Márcia:
Exames "para detectar precocemente alguma doença" são exames preventivos, como a mamografia, para a prevenção do câncer de mama; o Papanicolaou, para a prevenção do câncer do colo do útero; o PSA, para a prevenção do câncer de próstata, etc.
O exame do líquido sinovial não é um exame preventivo. A retirada e o exame do líquido sinovial de uma articulação serve para diagnosticar algumas formas de artrite, principalmente artrites por cristais e artrites infecciosas, quando há sinais ao exame físico de qua uma articulação está inflamada (inchada, quente, vermelha, dolorida) mas não há utilidade em examinar o líquido se a queixa é apenas dor ou desconforto.
Se o exame físico do joelho mostrar que há artrite, o exame do líquido sinovial pode ser necessário, principalmente se apenas uma articulação estiver afetada.
Nos casos em que várias articulações estão inflamadas, o exame do líquido sinovial geralmente não é necessário pois o diagnóstico é feito a partir do exame físico e dos exames de sangue e de imagem.
Além disso, para se falar em prevenção, é preciso saber qual doença será prevenida e, se você não sabe qual a doença da sua mãe ("problemas nos joelhos" não serve pois não explica qual a doença), não há como falar em prevenção.
Por outro lado, no caso da artrose de joelho, por exemplo, o combate à obesidade é a principal medida preventiva a ser adotada, não havendo necessidade de examinar o líquido sinovial para isso.

Ana Paula Rangel disse...

Olá Dr.
Desde criança sinto dores fortes nas minha pernas quando estar frio.De tanta dor que sentia, minha mãe fazia uma leve massagem em mim com gel de arnica, me cobria e só assim eu conseguia dormir. Minha mãe me levou ao médico, no exame que fiz não constou nada, o médico passou um remédio (não me lembro o nome), tomei por uns 2 meses no máximo. Hoje tenho 20 anos de idade e de uns três anos pra cá, além de sentir a mesma dor, sinto dores nos braços também. Pode ser os mesmo "problema" ?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Julio Cezar:
"Reumatismo" não é porque "reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular (leia REUMATISMO NÃO É UM DIAGNÓSTICO).
O inchaço percebido na região do tornozelo pode ser causado por inchaço da articulação ou em volta dela.
O inchaço em volta da articulação ocorre por acúmulo de líquido no tecido sub-cutâneo (que fica abaixo da pele); o inchaço da articulação ocorre por acúmulo de líquido dentro da articulação (é chamado de derrame articular e geralmente, mas nem sempre, indica artrite da articulação inchada).
O exame físico do tornozelo inchado geralmente é suficiente para dizer se o inchaço é da articulação ou está em volta dela pois o aspecto do inchaço é diferente e o significado clínico também.
Enquanto o pediatra pode orientar como investigar e tratar as causas de inchaço em volta da articulação, o inchaço das articulações deve ser investigado e tratado por um reumatologista.
Em crianças, como regra geral, a primeira avaliação de um sintoma deve ser feita pelo pediatra geral.
No caso do inchaço na região do tornozelo, o pediatra pode dizer se é da articulação ou se está em torno dela.
Se o inchaço for da articulação ou se houver dor no local, o reumatologista-pediátrico deve ser consultado.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Ana Paula:
É impossível responder à sua pergunta sem saber qual foi o diagnóstico das dores na infância.
Como nenhum diagnóstico foi feito naquela época, acredito que você deva concentrar-se no que tem agora, sem se preocupar se é o mesmo ou outro problema.
O que aconteceu no passado não pode mais ser diagnosticado, portanto pensar sobre isso só servirá para especulações que não ajudarão a entender o que está acontecendo agora.
Sugiro que consulte um reumatologista por causa das dores e concentre-se apenas nos sintomas atuais.

debora aragao disse...

Bom dia, tenho 30 anos e ha alguns meses comecei a notar uma imobilidade dos meus dedos das maos, principalmente pela manha. Agora eles estao ficando com as articulaçoes inchadas e tortos. Sinto dor ao tentar estica-los completamente mas nao é nada insuportavel. Gostaria de saber se estes sintomas sao de reumatismo e se o fato deu ser diabetica ha 25 anos pode ter desencadeado isso.

debora aragao disse...

Dr. Levantar com os dedos das maos rigidos, tortos e com dor sao sintomas de que tipo de doença? Ha alguns meses notei essa dificuldade de movimentaçao dos dedos pela manha mas agora infelizmente isso permanece o dia todo. Sou diabetica ha 25 anos, pode ser alguma coisa desencadeada por isso?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Debora:
O que pode ser dito com certeza é que "sintomas de reumatismo" não são porque "reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular logo "sintomas de reumatismo" não existem. As pessoas - e muitos médicos - falam de "reumatismo" como se soubessem do que estão falando quando na verdade não sabem. Dizer que "é reumatismo" não diz o que é pois é apenas uma explicação com palavras que não dizem qual é a doença portanto nada explica.
Há muitas causas para o que você descreveu mas, em quem tem diabete há 25 anos, o mais importante é excluir as alterações que o diabete causa nas mãos. Muito se fala das complicações do diabete nos rins, nos olhos, nos nervos e na circulação mas a maioria dos diabéticos não sabe das complicações musculo-esqueléticas que o diabete causa. Para isso é preciso consultar um reumatologista. O reumatologista também é o especialista indicado para diagnosticar as outras causas de dor e rigidez na mão em quem tem diabete e em quem não tem.

dalberto lucianelli junior disse...

boa noite DR.Luiz, tive com uma consulta com otorrino ele me pediu audiometria fiz e deu perda auditiva bilateral de leve a severa OE, e moderada OD. ele disse pela minha idade 29 anos poderia ser reumatismo no sangue,me passou alguns exames Hem.Completo, Ac.urico, ASLO,VHS,PCR, Latex e Celulas LE,pois quando eu li seu blog achei meio estranho esta conduta medica e tambem pediu um exame de TC de Masroide com contraste o que voçe me diz neste caso faço os exames ou procuro outro profissional. obrigado.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Dalberto:
O que pode ser dito com certeza é que "reumatismo no sangue" não é pois "reumatismo no sangue" não existe, não é uma doença, é apenas um mito popular.
Nenhum dos exames solicitados, se der positivo, significa que a causa da perda auditiva é "reumatismo no sangue" por isso sugiro que procure ouvir uma segunda opinião.

Daniel Barbosa disse...

Doutor Artrose é reumatismo?

Estou com artrose na lombar, parte externa da coxa dormente e parte frontal entre a cintura, perna e lombar doendo. Tem dia que acordo e não consigo ficar de pé. Quando a dor vem forte só consigo ficar deitado e cria um caroço na minha lombar. A dor é incapacitante e insuportável. Quando eu era mais novo, perto dos 25 anos, uma vez eu travei a coluna lombar (uma dor fortíssima por dias e dias..) e não conseguia mais andar. Procurei um ortopedista que me disse (através de raio-x) que eu estava com artrose na lombar. Passou remédios e fisioterapia na época.
Hoje tenho 39 anos e não consigo mais ir a rua sozinho; não consigo trabalhar... Minha vida esta uma porcaria. Só vivo deitado e quando ha mudança de tempo eu nem consigo me mexer. E quando a lombar trava e eu fico dias com dores fortes até deitado.

Já fiz vários exames (2 ressonâncias e uma TC). pq tb tenho hérnia de disco l5 s1. Mas segundo os 2 neuros q passei + o ortopedista, disseram q minha hérnia é pequena e a dor que sinto não pode ser da hernia. tenho uma hernia q calcificou tb.
Agora estou com um medico clinico geral que passou vários exames para ver o pq da dor.
Fiz tb aquele exame do choque... fiz sangue..
Mas no final da RM com contraste eu li q deu artrose na lombar.
Minha mãe, idosa, só consegue se locomover com ajuda de andador e sofre muito com artrose nos joelhos, coluna e tem osteoporose.

Ainda não voltei no medico, espero conseguir ainda esse mês, pois não aguento mais, preciso de uma resposta para o que eu tenho. Meses já se passaram, tomei muito remédio forte, já estou apresentando um processo depressivo (estou com dermatite no rosto e cabelo) etc..
É um problema terrível e dói demais. Esta me impedindo até das necessidades básicas (ir ao banheiro; tomar banho...). Preciso andar e viver a minha vida.

Desculpe o desabafo doutor, obrigado.

Marcos gonçalves disse...

Dr. Por favor meu nome e Marcos e tenho 38 anos e já faz uns 5 meses que eu estava com dores nos dois dedos do meio do pé direito,, mas essa dor sumiu e agora já faz uns 2 meses estou com a mesma dor num dos dedos da mão direita será que pode ser esse tal reumatismo??? desde já agradeço sua atenção obrigado...

Marcos gonçalves disse...

Dr. tenho 38 anos e eu estava com umas dores nas juntas dos dedos do pé direito já fazia uns 5 meses e essa dor passou,,, e agora já faz uns 2 meses eu estou com essa mesma dor no dedo do meio da mão direita no pé do dedo na junta, será que é essa tal de reumatismo, desde já agradeço a atenção obrigado.. já fiz alguns exame,, > A Velocidade de Hemossedimentação deu 05 mm/1hora ,,, e hematócrito deu 47 % o que será DR.??? obrigado!!

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Daniel:
Artrose não é "reumatismo".
Sugiro que leia o artigo O QUE É ARTROSE ou ARTROSE NÃO É "REUMATISMO" e ARTROSE NÃO É "UM TIPO DE REUMATISMO para entender porque artrose - que é uma doença - não é "reumatismo". "Reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular.
Leia também PARA NÃO CONSULTAR UM REUMATOLOGISTA para saber porque você deveria ter consultado um reumatologista quando tudo começou e porque deve consultar um reumatologista agora.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Marcos:
"Reumatismo" não é porque "reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular.
Muitas pessoas se contentam com a explicação "é reumatismo" quando sentem dor em alguma ariculação, nos ossos, nos músculos ou na coluna mas "é reumatismo" não é um diagnóstico, não explica a causa da dor, apenas engana as pessoas que acreditam no mito "reumatismo".
Para saber a causa da dor no dedo, consulte um reumatologista porque o reumatologista é o especialista no diagnóstico e no tratamento das dores e das doenças das articulaçōes, dos ossos, dos músculos e da coluna.
Ao contrário do que as pessoas pensam por causam das palavras parecidas, reumatologista não é o especialista em "reumatismo" nem o médico que trata "reumatismo" porque "reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular.
Se o sintoma é dor no dedo da mão, consulte um reumatologista.

Questiana disse...

Tenho 30 anos e há 2 anos sinto fortes dores nos joelhos. Dois traumatologistas que visitei disseram que minha condromalácia patelar por si só não é suficiente para que eu tenha um "moderado derrame articular com sinais de sinovite difusa" (texto do laudo da ressonância). Me disseram que o quadro se assemelha a consequência de uma pancada, coisa que nunca houve comigo, ainda mais que se trata dos dois joelhos. Já tomei vários antiinflamatórios, faço exercícios físicos diariamente (comecei há 2 meses) e uso de condroprotetores. Meus atuais exames deram os seguintes resultados: FAN negativo, VHS: 27mm, PCR Quantitativa: 1,13, Fator Reumatóide: inferior a 9,3, FTA/ Igm: não reagente, FTA/ IgG: não reagente. Recentemente, meus punhos começaram a ficar inflamados também, creio que pela pressão que exerço sobre eles para me levantar, já que não consigo me suspender com os joelhos. Quando era criança chorava com a "dor do crescimento" e ouvia meus pais se referirem ao que tinha por "reumatismo". Não sei se eles reproduziam o que ouviam em consultório ou por pura cultura popular. O fato é que sinto muitas dores, doutor. Meus joelhos são permanentemente inchados. Seria o caso de procurar um reumatologista? O que o senhor acha? Muito obg pela atenção.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Questiana:
Joelhos inchados com moderado derrame articular e sinovite difusa à ressonância magnética devem ser avaliados por um reumatologista. Sugiro que procure um.

Drê Caroliine disse...

Dr.
Tenho 28 anos, quando agacho parece que tem pedrinhas em meus joelhos que estalam e raramento doem, meus ombros também estalam, quando ergo os braços na horizontal, eles estalam, sinto dores e eles tremem também. Será que isso pode ter alguma ligação com reumatismo? Que tipo de especialista devo procurar e o que devo fazer de inicio?

Drê Caroliine disse...

Dr.
Tenho 28 anos, quando agacho parece que tem pedrinhas em meus joelhos que estalam e raramento doem, meus ombros também estalam, quando ergo os braços na horizontal, eles estalam, sinto dores e eles tremem também. Será que isso pode ter alguma ligação com reumatismo? Que tipo de especialista devo procurar e o que devo fazer de inicio?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Dre:
Não tem nada a ver com "reumatismo" porque "reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular - leia os artigos 1) REUMATISMO NO BRASIL - UM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO e 2) REUMATISMO NÃO É UM DIAGNÓSTICO para entender o motivo.
Leia também PARA NÃO CONSULTAR UM REUMATOLOGISTA para entender porque dores e estalos nas articulações devem sempre ser consultadas em primeiro lugar com um reumatologista.

Jadyr Neto disse...

Meu nobre, tenho uma pessoa da família , de 70 anos, que está com as 2 mãos inchadas, já há meses. Ela não tem força para fechá-las. Muitos médicos foram consultados e nada encontrado, somente que o sangue está muito fino. Teria alguma explicação esperançosa para meu querido pai?
Atende no Rio ?

Abs e obrigado

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Inchaço nas mãos é motivo para consultar um reumatologista.
Não acredite nessa história de sangue fino - isso não existe, é só uma maneira de falar sem dizer o que a pessoa tem, muito parecida com as explicações mais antigas "sangue muito frio" ou "sangue muito quente" ou ainda "é reumatismo".
Nenhuma dessas "explicações deve ser levada a sério pois não são científicas, são apenas conversa fiada.
Sugiro que consulte um reumatologista.
Lamento, mas não atendo no RJ.

Iraci Manfrin disse...

DT.LUIZ eu tive febre reumática a 15 anos atras e quase morri me inchou coluna e perna esquerda fiz tratamento com BZ 1200 mas nunca mais tv saudê hoje estou com 50, sofro com inchaço duro no joelho lado de fora e coluna, mt queimação e agulhadas nos pés, já tomei vários remédios anti-inflamatórios e fui ganhando peso com isto...já nem sei mais o que fazer ... agradeço

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Iraci:
"Inchou a coluna e a perna esquerda" não são relatos de quem realmente teve febre reumática - são mais comuns em que está (ou esteve) TRATANDO ASLO (leia o artigo TRATANDO ASLO para saber mais).
Inchaço duro no joelho e na coluna com queimação e agulhada nos pés não são sintomas de febre reumática e só podem ser avaliados em uma consulta médica.
Sugiro que consulte um reumatologista.

Luísa Vendramini disse...

Olá Dr.
Não sei se é caso para um reumatologista, mas você saberia me dizer a diferença entre gota e hallux rígido? Se o ácido úrico não é alto, como é feito o diagnóstico?

Grata

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Luisa:
O diagnóstico de gota é feito pela crise de artrite aguda típica em quem tem ácido úrico elevado ou pelo aparecimento de tofos (depósitos de ácido úrico em vários locais da pele) ou pela presença de alterações radiológicas características ou pelo achado dos cristais de urato de sódio pelo exame microscópico do líquido de alguma articulação afetada pela doença, ou por todas ou algumas dessas alterações em conjunto.
A existência de ácido úrico elevado (hiperuricemia) é condição essencial para o diagnóstico de gota mas, considerando uma determinação isolada no tempo, o ácido úrico pode ser normal, alto ou até mesmo baixo, dependendo do momento clínico da doença. Entretanto, se o diagnóstico for gota, a repetição do exame no momento apropriado deve revelar a hiperuricemia necessária para diagnosticar gota.
Hallux rigidus é o nome que se dá à artrose da articulação da base do hálux (o dedão do pé).

Thiago Henrique disse...

Dr. ao ter febre e sentir dores por todo corpo, principalmente nas articulações, fui ao médico, e o mesmo me recomendou fazer alguns exames para saber se eu sofria de febre reumática, já que o mesmo não descartava também a possibilidade de as dores serem causadas por um caso de dengue. Fiz os exames e o resultado chegou hoje, são o seguinte: MUCOPROTEÍNA (valores de referência: 1,9 a 4,9 mg/dl) RESULTADO 7,36mg/dl; ANTIESTREPTOLISINA (valores de referência: <= 200 IU/ml) RESULTADO 109,3 IU/ml; PROTEÍNA C RELATICA (PCR) (valores de referência: 0 a 0,50 mg/dl) RESULTADO 6,27 mg/dl. Ou seja a PCR deu um valor muito mais alto que o normal e essa taxa aumentada segue com a MUCOPROTEÍNA, isso seria um caso típico de diagnóstico de febre reumática ou alguma doença do tipo? obs.: meu pai tem febre reumática, isso pode ter alguma influência? esse tipo de doença é hereditário? Desde já agradeço.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Thiago:
Os resultados não são suficientes para diagnosticar febre reumática, portanto não é "um caso típico".
O diagnóstico de febre reumática baseia-se nos sintomas e nas manifestações da doença, principalmente artrite, cardite, coreia, eritema marginado e nódulos subcutâneos. Sem uma dessas manifestações, o diagnóstico de febre reumática não deve ser feito, não importa qual seja o resultado dos exames de laboratório.
O fato de haver alguém na família com febre reumática não ajuda no diagnóstico de outra pessoa da família pois febre reumática não é hereditária. O que é hereditário é o risco maior de ter a doença porque há casos na família mas atualmente não é possível saber se o risco aumentado irá se traduzir em doença ou não pois a maioria das pessoas de famílias em que há casos de febre reumática nunca desenvolvem febre reumática. O risco maior é do indivíduo, não é o risco familiar.

Yasmin Amin disse...

Bom dia Doutor,
Meu nome é Karen, desde 2006 começei a ter crises inflamatórias no meu olho esquerdo, intensa vermelhidão na parte branca como se fosse sangue espalhado, dor intensa, principalmente ao pequeno movimento e ao leve toque, inchaço e embaçamento, usava um colírio e depois de alguns dias sumia o problema, cheguei a ir ao oftalmologista, que mediu a pressão do olho, fez outros exames e me disse que minha visão estava ótima e poderia ser uma coisa corriqueira, que um colírio iria resolver meu problema. ok.
No decorrer dos anos, as crises ficaram mais intensas, até que este mês procurei dois oftalmologistas diferentes e depois de exames clínicos no olho, me disseram que eu tenho esclerite.Procurei um ortopedista que me passou uma série de exames de sangue, os quais vc relatou...Farei na próxima segunda.
Confesso que sempre fui descuidada com minha saúde, nunca liguei por exemplo, quando meu joelho direito incha e dói muito (do lado de fora) e fica estalando quando subo escada, às vezes acordo com uma dormência dolorida na perna esquerda que vai da ponta do pé até o fim a coxa, e pior uma dor intensa na coluna na região da lombar ou seria cócex, não sei(parece dor de parto). Enfim, o médico ortopedista não fez exame clínico nenhum. E outro ortopedista que fui, fiz um raio x da coluna que não detectou nada, e agora o que faço? A dor no olho parece que vai explodir meu globo ocular , o joelho que estala dói e incha, as crises de coluna, as dores no osso do braço... não sou hipocondríaca, mas se tenho algum problema quero saber, afinal, tenho que trabalhar e isso está me atrapalhando!!!!

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Yasmin:
Leia o artigo PARA NÃO CONSULTAR UM REUMATOLOGISTA e depois consulte um.
Consultar ortopedistas por causa de esclerite é novidade para mim.
Leia o artigo "À PROCURA DE UM REUMATISMO - PARTE 3 - OFTALMOLOGIA, INFLAMAÇÃO NO OLHO E "REUMATISMO" e depois consulte um reumatologista.

Leanderson Lopes disse...

Ai Dr. vc pode me ajudar pois sinto dores nas articulações, coluna as vezes mais sinto dores nas canelas parece que dentro do osso fiz uns exames de reumatismo e parece que nos exames ta tudo normal o Dr. sabe me dizer se eh msm reumatismo ou outra doenca tipo artrite ou artrose sei la nao eh normal ficar doendo o tempo todo isso que qndo eu vou dormir ou ao levantar parece que doi mais ate que o sangue eskente por favor Dr. me ajude

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Leanderson:
O que sei com certeza do seu caso é que "reumatismo" não é porque "reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular. Artrite e artrose são doenças mas o diagnóstico é feito principalmente pelo exame físico das articulações. Sugiro que consulte um reumatologista.
Não acredite nessa conversa de "exames de reumatismo" - isso não existe. O uso dessa expressão faz parte apenas do repertório dos ignorantes.
Leia o artigo ACREDITAR EM "REUMATISMO" É PREJUDICIAL À SAÚDE - parte 3 - NÃO ACREDITE QUE DOR "É REUMATISMO".

ecrs- ecrs disse...

ola doutor
tenho 33 anos, e de vez em quando sinto dor na canela que as vezes ate na pisada em alguns passos perco a força na perna, fui no me dico e pediu alguns exames para "reumatismo" isto me deixou preocupado, realmente é pra tanto? obrigado

Carlos Birigui S/P

ecrs- ecrs disse...

ola doutor
tenho 33 anos e de vez em quando sinto dor na canela e em algumas pisadas chego até perder a força na perna, fui no medico e ele pediu alguns exames para ver se é o famoso "reumatismo". é tudo isto mesmo ou ainda não é motivo para preocupação?

obrigado

Carlos

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Ecrs:
"Exames para reumatismo" não existem porque "reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular.
A explicação "exames para reumatismo" é usada por médicos que não sabem o que estão fazendo ou que não querem explicar o que fazem. De qualquer forma, não é um bom começo para quem está sentindo dor e quer descobrir a causa do sintoma.
Sugiro que mude de médico e consulte um reumatologista.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Hey, Carlos, mais uma vez:
Com certeza não é o " famoso reumatismo" porque "reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular.
"Famoso" não é um adjetico adequado para caracterizar a palavra "reumatismo" pois refere-se a boa-fama, algo que "reumatismo" não tem.
Em inglês existem duas palavras "famous" e "infamous", que explicam melhor isso. "Famous" é famoso; "infamous" é a fama ruim, que vem de atos imorais, violentos, desonestos, como a obtida pelos criminosos exaltados pela mídia.
Em português, a tradução de "infamous" é infame, que embora não capte totalmente o sentido da palavra inglesa, é um adjetivo melhor para ser usado com a palavra "reumatismo" - o "infame reumatismo".

Bruna Serra Negra disse...

Olá Doutor, td bem? Tenho visitado Ortopedistas com bastante frequencia ultimamemente...para descobrir o pq de tantas dores espalhadas por todas as articulações. Através de alguns exames de imagem, foram diagnosticadas alguns problemas(não vou ficar citando tudo, pq é mta coisa, tenho vergonha, se o sr. achar necessário depois eu lhe falo td q foi diagnosticado já), enfim, estou fazendo fisioterapia toda hora para alguma dor articular. Fiz Ballet durante 7 anos, nesse período engessei mais d 20 vezes os pés, fui parar no PS d cadeira d roda por causa da coluna e virilhas, tive problemas no joelho tbm, então parei o Ballet! fiquei sedentária mtos anos, no ano passado fiz PILATES, durante o Pilates não tive sequer 1 dor na coluna, mas o resto permanecia doendo, principalmente os joelhos, punhos e ombro. No momento estou totalmente parada d novo.NO MOMENTO estou com uma dor muito, muito chata mesmo nas virilhas, as vezes á noite eu acordo com elas doendo e tenho q levantar da cama para "estalar" se não, não para de doer e eu não consigo dormir. Estou fazendo fisioterapia pra essa dor, mas não melhora. Fiz ultrassom e não deu nada. Meu fisioterapeuta falou pra eu procurar um REUMATOLOGISTA, pois realmente é mto esquisito uma moça de "apenas 27 anos" ter tantas dores...SOMENTE nas arfticulações. Sinto vergonha qdo saio com amigos, pois qdo sento e levanto as virilhas estalam, ás vezes estou num barzinho e aquela dor na virilha começa forte, se eu não fizer nada pra estalar, ela fica lá me incomodando e eu não consigo me movimentar direito até estalar.Se agacho os joelhos estalam, se desço escada os pés fazem estalos que parece que estão quebrando, o meu ombro direito está com desgaste articular, vira e mexe DÓI, já aconteceu d eu acordar a noite pra ir no banheiro e meu ombro estar d"mau jeito" e eu ter q pedir ajuda pra levantar pro meu noivo. Enfim, não gostaria de ter essas dores, não pedi pra isso, os Ortopedistas ficam de saco cheio qdo eu começo a falar sobre td que dói...não estou inventando poxa, pago qse 300 reais e gostaria de ser tratada com dignidade...estou tentando marcar um Reumatologista no meu convênio desde janeiro, a agenda mais próxima é pra 29 de abril! O que eu gostaria d saber do Sr. é se o Sr. acha que é possivel que eu sendo tão nova possa estar com algo desse nível(da matéria que o sr escreveu) ou se vc acha que eu apenas devo insistir em ortopedistas...? Obrigada pela atenção :)

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Bruna:

Leia o artigo PARA NÃO CONSULTAR UM REUMATOLOGISTA para entender porque o seu caso deveria ter sido avaliado primeiramente por um reumatologista e depois consulte um.

Delia sillva disse...

Ola doutor queria tirar uma duvida.minha mãe tem 58 anos passou no medico fez exames de sangue hemograma completo e foi diagnosticada com reumastismo no sangue queria ,se tem como fazer esse tipo de diagnostico só com exames de sangue ou presizaria fazer outros exames para o diagnostico da doença estou muito preocupada espero anciosa a sua resposta obrigado ass.delia

Angélica Martins disse...

Olá! minha filha tem 18 anos e foi diagnosticada com hipotiroidismo hashimoto aos 12 anos, hoje TSH e T4 controlados. Mas ultimamente (1 ano) vem queixando dores nas articulações e me explicaram que hipotiroidismo pode causar estas dores. Mas pensei, se TSH/T4 estão controlados porque das dores? Enfim após consulta, exames com resultados: VHS 48 em 60' - PCR 13 - FAN E FR não reagentes - RDW 15 - HMG 11 - plaquetas 408.000. Seria outra auto-imune? Obrigada.P.S. Próxima consulta (SUS) vai demorar muito e devo aguardar? ou providenciar uma consulta particular rápido?

cleiton disse...

dr primeiramente queria parabeniza-lo pelo seu blog é excelente!!então 2 meses atrás começou uma dor no tórax muito chata e fiquei apavorado pensano ser coração mas felizmente fiz 2 eletro e teste de esteira e deram normais...o medico diagnosticou costocondrite que é inflamação musculo esquelético..eu malho a mais de 15 anos e tenho peitoral bem desenvolvido este tempo de academia pode ser o responsável por este dianostico?a dor é muito chata doi muito e dias frios parece que piora e mesmo tomando antiflamatorio parece que suavisa bem pouco...meu exame de sangue deu pcr 12mg/l bem alto isso é resultado desta inflamação?ja marquei reumatologista mas inda vai demorar uns dias..existe um antibiótico ou um remédio mais forte para acabar com esta inflamação?este pcr abaixa?

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Delia:
Você está enganada.
Sua mãe não foi "diagnosticada com reumatismo no sangue" porque "reumatismo no sangue" não é um diagnóstico, não é uma doença - "reumatismo no sangue" não existe.
Quando o profissional disse que sua mãe tinha "reumatismo no sangue" mostrou que não sabia o que ela tinha, que não sabia interpretar os resultados dos exames que viu e não sabia explicar a situação em termos médicos, preferindo recorrer à explicação "reumatismo no sangue" por saber que as pessoas acreditam em "reumatismo" e em qualquer bobagem dita com essa palavra, como "reumatismo no sangue", "reumatismo nos ossos", etc. Nada disso existe. Essas expressões foram inventadas apenas para enganar pessoas crédulas.
Leia o artigo REUMATISMO NO SANGUE, PICARETAGEM e DEBOCHE e depois consulte um reumatologista.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Angélica:
Tiroidite de Hashimoto é uma doença autoimune que causa dores nas articulações e nos músculos, independentemente de quanto está o TSH e o T4. As dores podem ocorrer quando esses exames estão aumentados e também quando estão normais.
Tiroidite de Hashimoto pode também aparecer junto com outras doenças autoimunes por isso, se o sintoma é dor nas articulações, ē preciso consultar um reumatologista para saber se há outra doença autoimune causando as dores ou se é tudo parte da tiroidite.
O motivo para consultar um reumatologista são as dores nas articulações, nos ossos, nos músculos e na coluna, não a tiroidite ou uma doença autoimune - se identificar a causa das dores, o reumatologista será capaz de dizer se há outra doença autoimune.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Cleiton:
As respostas às suas dúvidas terão de esperar pela consulta com o reumatologista pois o mais importante é confirmar o diagnóstico - se é realmente costocobdrite - para entender o que está acontecendo.

Kleber disse...

kleber cunha

doutor satisfação poder falar com senhor!!!
dizem que na reumatologia em alguns casos o melhor exame é o clinico tem eu mesmo sentia dor em quase toda parte do corpo porem não apresentava nenhum aspecto que podese dizer que tinha algum problema reumatico e mesmo assim os medicos pedem todos exames como fr, aslo, mucoproteinas, vhs, pcr, hla b27, fan e etc esses exames são para comprovar quando o paciente já estar num quadro avançado coisa de louco que area complicada reumatologia!!!

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Nem todos pedem, Kleber.
Nenhum dos exames que você citou faz parte da minha rotina de investigação de dores no corpo.
Nenhum dos exames que você citou é usado apenas na avaliação de casos "avançados". Todos podem ser úteis em casos de início recente, dependendo exclusivamente do quadro clínico (sintomas e achados de exame físico). Quando não há um quadro clínico para ser investigado, nenhum desses exames é útil e por isso não devem ser solicitados.
Se o único sintoma é dor no corpo, nenhum desses exames é útil para explicar a dor no corpo, por isso não devem ser solicitados.

Adriana Castilho disse...

Dr.
lendo o seu post. hoje eu vejo, como tomei injeção de bezetacil dos 9 anso de idade ate os 18 anos tinha mes que era de cada 15 dias uma. so porque os exames de aslo dava alterado. tenho hoje, 46 anos. fiz um exame esta semana porque senti muita dores nas juntas da mao, e no quadril e o clinico pedio, e deu resultado 275. e minha mae conta que sempre tive muita dor de garganta quando criança, mas naquela epoca,tudo era bezetacil. muito obrigado pelo seu post. porque hj sei que nao tenho reumatismo e nunca tive reumatimo.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Adriana:
Muito obrigado pelo seu importante depoimento.
Felicidades.

marcele disse...

oi doutor Luiz meu filho tem 4 anos e as vezes a noite tem fortes dores na panturrilha,e ele só consegui dormir quando aqueço o local com uma compressa morna. E eu tenho a mesma dor na perna toda, uma sensação que a carne esta solta do osso pois a perna fica muito pesada e quase não consigo mexe-la, quando criança foi diagnosticado reumatismo fiz um tratamento e as dores cessaram por um tempo e depois voltaram.Quem devo procurar? Lembrando que as dores são sempre piores no inverno.

Ladir Pinheiro disse...

Dr. Meu exame de pcr aumentada e vhs também. Sou diagnosticada por com rematismo e Tenho medo que seja algo no coração, porque meu sobrinho tinha reumatismo e nem sabia, quando desmaiou e o reumatismo já tinha corroído parte da válvula do coração dele e ele yeve de colocar.Tenho medo que meu reumatismo ataque mmeu coracão.

Marcia Darcanchy disse...

Dr. Luiz Cláudio, bom dia!
Minha mãe, hoje com 64 anos, quando tinha 50 anos, de repente, perdeu a força em toda a musculatura, à ponto de não conseguir fazer nenhum movimento. Ficou internada por quase um mês na FMT/AM e após muitos exames sem diagnóstico, foi atendida por um reumatologista que informou que ela estava com artrite reumatóide.Desde lá faz acompanhamento e hoje ela apresenta algumas deformidades nas mãos, braços e pés; as articulações dos cotovelos, mãos, joelhos e pés incham muito e sentem muitas dores.
Sou do sexo feminino, tenho 44 anos. Desde os meus 40 anos ou até antes, sinto fortes dores de cabeça, com sensação de ardência,especialmente durante a noite, que aliviam ao levantar; dores nos ossos, especialmente coluna,que intensificam ao deitar, chegando ao ponto de ter que substituir, à tres anos, a cama pela rede pois assim sinto um leve alívio. Quando dormia na cama, tinham noites que para mudar de posição ou levantar pela manhã precisava da ajuda de alguém, pois era como se ficasse travada. Sou muito ativa, gosto de estar sempre fazendo algo, e noto que de dois anos para cá estou ficando muito cansada com poucas atividades,e quando às faço surgem dores, às vezes em locais estranhos, como por exemplo no osso da coxa, na região interna, próximo à nádega. Também é frequente o inchaço das mãos, pés e rosto. Não fiz consulta com nenhum médico e nenhum exame. Não sei se devo procurar um reumatologista, um ortopedista ou um clínico, ou os três. Por favor me oriente. Abraços, Márcia Suelly

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Marcele:
A sua declaração "quando criança foi diagnosticado reumatismo" significa apenas que não sabiam o que você tinham e disseram que "era reumatismo". "Reumatismo" não é um diagnóstico, não é uma doença, é apenas um mito popular portanto, "é reumatismo" é apenas uma afirmação usada para enganar quem acredita que "reumatismo" é uma doença, que são as únicas pessoas que acreditam que têm ou tiveram "reumatismo".
Sobre as dores do seu filho, posso dizer com certeza que não são causadas por "reumatismo" - "reumatismo" nunca é a causa de dores porque não é uma doença, é apenas um mito popular.
Para avaliar dores na panturrilha em crianças, consulte sempre um reumatologista pediátrico em primeiro lugar.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Ladir:
Você está sendo assombrada pelos fantasmas que surgem na ignorância.
O seu sobrinho nunca "teve reumatismo" e "reumatismo" não "corrói a válvula do coração" porque "reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular. Se você não sabe dizer o nome da doença que ele teve, é impossível saber do que você está falando.
Sobre a sua declaração "sou diagnosticada com reumatismo e tenho medo que seja algo no coração" é apenas o resultado do mesmo medo dos fantasmas da ignorância.
Proteína C reativa e VHS aumentados não significam "reumatismo" por isso posso dizer com certeza que "reumatismo" você não tem.
Posso lhe dizer também que não deve mais consultar o profissional que lhe disse que você "tem reumatismo" porque o VHS e a proteína C reativa deram aumentados, a menos que queiram continuar acreditando que "tem reumatismo".
Quando um profissional lhe disser que "é reumatismo", pergunte imediatamente qual é o nome da doença que o "doutor" está chamando de "reumatismo" - se o sujeito disser o nome da doença, essa é a doença que você tem e é o nome dessa doença que você deve dizer que foi diagnosticado. Sem a informação correta sobre o nome da doença, é impossível saber do que você está falando.
Você não disse o que sente mas, se sente dores nas articulações, nos ossos, nos músculos ou na coluna, consulte sempre um reumatologista em primeiro lugar pois o reumatologista é o especialista no diagnóstico e no tratamento das doenças que causam essas dores.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Márcia Suelly:
Dores no corpo, nos ossos, nos músculos, nas ariticulações e na coluna, em um, em vários ou em todos esses locais do corpo, devem ser avliadas primeiramente por um reumatologista.

Marcelo Marchi de Oliveira disse...

Dr Luiz, estou com uma articulação do dedo anular direito inchado , um pouco inclinado e com dor nessa articulação, além de dores no cotovelo sem inchaço.Meus exames de sangue deram normais. Mas o médico me diagnosticou como artrite e me passou remédio para tratar. Devo procurar um outro reumatologista para tirar uma contra-prova?
Marcelo

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Marcelo:
O diagnóstico de artrite é feito pelo exame físico da articulação inchada e pode ser feito mesmo com exames normais.
A decisão de procurar outra opinião é válida sempre que há dúvidas no diagnóstico ou o resultado do tratamento não é satisfatório mas não recomendaria procurar outra opinião apenas porque o médico fez o diagnóstico de artrite com exames normais - em princípio, não há nada de errado nisso.
De qualquer forma, a decisão é sua.