domingo, 11 de janeiro de 2009

REUMATOLOGIA VULGAR EM 10 CLICHÊS

LEIA O EBOOK REUMATISMOS NÃO EXISTEM




1) Reumatologia é a especialidade médica que trata de reumatismo.

2) Reumatologista é o especialista em reumatismo.

3) Isso deve ser algum tipo de reumatismo.

4) Vamos fazer alguns exames de sangue para ver se é reumatismo.

5) A taxa de reumatismo está muito alta.

6) Isso é reumatismo.

7) O reumatismo está muito atacado.

8) É preciso repetir o exame todo mês para controlar a taxa de reumatismo.

9) Reumatismo não tem cura.

10) Você deve tomar o remédio para reumatismo o resto da vida.



Clichê: Um clichê (do francês cliché), chavão ou lugar-comum é uma expressão idiomática que de tão utilizada e repetida, desgastou-se e perdeu o sentido ou se tornou algo que gera uma reação má em vez do efeito esperado.(Clichê)

No atendimento médico, o uso desses clichês tem a finalidade de enganar, omitir informações ou preservar a ignorância da população a respeito do significado da dor musculo-esquelética e dos princípios científicos que regem o seu diagnóstico e tratamento.

Somente quem acredita no mito reumatismo pode crer que a comunicação baseada nesses clichês possa esclarecer alguém a respeito de qualquer doença.




-->

10 comentários:

ANA CELIA disse...

DR ATRAVEZ DE UMA BIOPCIA NO HOSPITAL DAS CLINICAS EM CURITIBA DESCOBRI TER VASCULITE URTICARIFORME COMO O PEDIDO DESSE EXAME FOI FEITO PELA DERMATOLOGIA GOSTARIA DE ESCLARECER COM QUAL ESPECIALIDADE DE MEDICO DEVO ME TRATAR VISTO QUE DESDE DEZEMBRO DE 2008 NÃO PASSEI NEM UM DIA SEM QUE A VASCULITE SE MANIFESTASSE SE POSSIVELME AJUDE OBRIGADA ANA CELIA

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Ana Célia:
O tratamento da vasculite urticariforme depende das manifestações clínicas.
Se a doença só causa manifestações na pele (manchas, coceira), o dermatologista é a melhor opção.
Se estiver com sintomas sistêmicos, como dor nas juntas, artrite, febre, sintomas respiratórios ou alterações renais, é melhor procurar um reumatologista.

Guilherme disse...

Dr, ha 8 meses fis uma cirurgia no joelho,rupitura do (lca) e menisco medial,agora sinto muitas dores para esticar minha perna e manco quando ando . sera que pode ser reumatismo? nao sei mais o oque eu faço, pois o medico fala que vai passar so que nunca passa!!
me de uma dica!!

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Guilherme:

"Reumatismo" não é porque "reumatismo" não é uma doença, é apenas um mito popular para explicar dores nas articulações, mas nada explica. Essa palavra não deveria ser usada por médicos, embora seja fácil alguém dizer que, quando as coisas vão mal, é o"reumatismo" que está causando problemas. Não é. Nunca é.
Provavelmente você ficou com alguma complicaçào da cirurgia - um joelho operado não é um joelho normal e nem sempre as coisas dão certo numa cirurgia, que sempre tem riscos, principalmente em lesões graves como a que você teve, combinando rotura de ligamento com menisco. Esse é um problema ortopédico e você deveria discutir o assunto com o ortopedista.

Fernanda Lorrane disse...

Boa noite Dr, minha vó está com gota no pé, e está difícil achar médicos que tratem dessa especialidade em Brasilia, vc é daqui ou pode me indicar alguém?? Att

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Fernanda:

Gota em idosos deve sempre ser investigada e tratada por um reumatologista.
Sugiro que procure no Conselho Regional de Medicina a relação dos reumatologistas registrados em Brasília.

Rossita Figueira disse...

Dr.Luiz, Tenho 55 anos,faz quase um ano que tenho dores nas duas mãos e elas estão um pouco inchadas. Às vezes melhora um pouco e às vezes piora.Como isso começou no inverno de 2011,pensei que fosse por causa do frio.Fui no Clínico geral em fevereiro de 2012. Ele me fez várias perguntas e depois disse que achava que eu estava com reumatismo.Ele perguntou se eu queria tomar remédio para dor e eu disse que sim, então ele receitou um antiinflamatório não esteroide "Alivium" e disse que ia pedir uns exames para fazer um check-up completo. Os exames de glicose, colesterol, trigliceridio, ácido úrico, creatinina,plaquetas, tireotrofina e outros, deram todos resultados bons, segundo o clínico geral. O único que deu ruim foi o fator reumatóide com resultado: Reagente 1/80. O clínico geral me encaminhou para o reumatologista.Pesquisei muito sobre as doenças reumáticas e acho que estou com artrite. O que o senhor acha? Só consegui consulta para dia 09/03, mesmo sendo com convênio IPE.Moro em Cachoeirinha, no RS e não encontrei nenhum outro reumatologista por aqui. Gostaria de saber o que esse número do fator reumatoide significa.

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Rossita:
Fator reumatóide de 1:80 não significa que você tenha artrite.
Artrite é identificada pelo exame físico e, se você tiver artrite ao exame físico, se a artrite apresentar algumas características especiais (que só podem ser verificadas pelo exame físico), o fator reumatóide de 1:80 pode ser usado para dizer que a artrite que for identificada é causada pela doença artrite reumatóide. Em outras situações, dependendo das características da artrite ao exame físico, mesmo com o fator reumatóide de 1:80 a doença causadora da artrite pode não ser artrite reumatóide.
Por causa dessas sutilezas do diagnóstico, dores e inchaços nas mãos devem sempre ser avaliadas por um reumatologista. Sugiro que aguarde a consulta.

Aline disse...

Dr. Estou sentindo muita dor no musculo dos ombros e pescoço e com isso sinto muita dor de cabeça. Qual especialista tenho que procurar, tem que ser um reumatologista?

Aline (Goiania)

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Aline:
Depende de qual sintoma é mais importante, da idade, da duração dos sintomas, etc.
Sintomas recentes - um dia ou dois - podem ser avaliados por um clínico geral. Sintomas persistentes em geral precisam da avaliação de especialistas.
Se os sintomas fossem apenas dor nos ombros e pescoço, seria melhor consultar primeiramente um reumatologista em qualquer circunstância.
A presença da dor de cabeça, entretanto, acrescenta outras variáveis no diagnóstico e, se for muito forte, talvez seja melhor consultar primeiramente um neurologista.
Você não disse sua idade, mas há uma doença, que ocorre após os 50 anos, em que a dor de cabeça é um sintoma importante, juntamente com dores nos ombros e no pescoço. O diagnóstico correto dessa doença geralmente precisa da avaliação de um reumatologista.