domingo, 25 de outubro de 2009

UMA ENQUETE SOBRE "REUMATISMO"





Não sabendo que era impossível
Foi lá e fez.
(Jean Cocteau)


O Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis define "epigrama" como pequena poesia satírica finalizada por um pensamento conceituoso ou dito picante.
Lembro-me de ter tomado conhecimento da expressão ao ler o "epigrama de Cocteau", do poeta francês Jean Cocteau:

"Je sais que la poésie est indispensable,
mais je ne sais pas à quoi."


"Sei que a poesia é indispensável,
mas não sei para quê."

Dez anos atrás, ao conhecer o pensamento de Cocteau, tive a inspiração para tentar definir "reumatismo" poeticamente, criando o epigrama sobre a diferença entre "a doença reumática" e "uma doença reumática", que apareceu ligeiramente modificado na página inicial do blog como a diferença entre "o reumatismo" e "um reumatismo":

A diferença entre
o reumatismo
e
um reumatismo
é
a indefinição
do artigo ou da razão?

Essa semana, após ter superado a marca de vinte mil visitas ao blog, decidi fazer uma enquete para conhecer o pensamento dos visitantes sobre a crença em "reumatismo".
A enquete terá a forma do epigrama e ficará na coluna esquerda do blog, acima do MEU PERFIL, até o final de novembro.
Para os que necessitarem, a explicação da enquete é a seguinte:

Se escolher A) do artigo, o leitor entende que "o reumatismo" e "um reumatismo" significam a mesma coisa e o uso do artigo definido é necessário para especificar uma doença enquanto o artigo indefinido refere-se genericamente às "mais de 100..., mais de 200... ou mais de 400 doenças que são chamadas de "reumatismo" (leia REUMATISMO NO BRASIL - UM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO para mais detalhes). Escolhendo esta alternativa, o leitor declara entender que "reumatismo" é uma doença.

Se escolher B) da razão, o leitor entende que o conhecimento humano sobre as doenças não pode se basear apenas no uso de artigos para esclarecer qual é a doença, uma vez que cada doença tem um nome e o uso do nome da doença acaba com a indefinição entre "o reumatismo" e "um reumatismo". Escolhendo esta alternativa, o leitor declara entender que "reumatismo" é um mito.

A alternativa C) tanto faz, serve de escape para os leitores indecisos - ou indefinidos?


Em 06/12/2009:

RESULTADOS DA ENQUETE:

a) do artigo - 2 votos
b) da razão - 7 votos
c) tanto faz - 3 votos

Chama a atenção a baixa participação dos visistantes. Durante o período de votação houve 4000 novos acessos ao blog mas apenas 12 visitantes dispuseram-se a votar.



Nenhum comentário: