domingo, 24 de outubro de 2010

REUMATISMOS NÃO EXISTEM

LEIA O EBOOK REUMATISMOS NÃO EXISTEM




Estou preparando um artigo para o blog, para cuja compreensão será necessária a leitura prévia de REUMATISMOS NÃO EXISTEM, o artigo original com que dei início à campanha de esclarecimento a respeito do mito "reumatismo" e que foi publicado na edição de Julho-Agosto da Revista Brasileira de Reumatologia, vol.39, n.4, 1999.
Ofereço aos visitantes do blog a oportunidade de ler o artigo na íntegra, bastando clicar no link abaixo:

REUMATISMOS NÃO EXISTEM.


Obs2: Este é o link para a cópia do Google. Vou manter a observação anterior para que os leitores saibam o que ocorreu e o motivo pelo qual o link não funcionou por algum tempo (atualizado em 06.11.2012)

Obs1: O link não funciona mais. A Sociedade Brasileira de Reumatologia mudou o layout da página que exibia os exemplares da Revista Brasileira de Reumatologia. Agora só é possível ler na íntegra os exemplares publicados depois de 2005. Espero conseguir um exemplar eletrônico do artigo para publicar aqui brevemente (atualizado em 30.10.12).


-->

4 comentários:

susimaurem disse...

Boa noite Doutor se puder por favor esclareça algumas dúvidas acabei de receber um diágnostico de reumatismo e li seu artigo fiquei preocupada resultado do exame Aslo-200 UL,P.C.R-24 mg,F.R inferior a 20 UL,Microproteinas -6.7 mg, VHS- 29 mm.Além das plaquetas 120.Isso significa que estou com uma infecção

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Susi:
Não significa que você esteja com uma infecção.
Significa que quem lhe disse que você tem "reumatismo" não soube interpretar o resultado dos exames. "Reumatismo" não é uma doença, portanto não é um diagnóstico.
Sugiro que você consulte um reumatologista para esclarecer qual doença você tem. "Reumatismo" não é, com certeza.

denize disse...

o que e (reumatismo) entao???

Dr. Luiz Claudio da Silva disse...

Denize:
É apenas um mito popular.
Outros mitos populares são lobisomem, saci-pererê, boi-tatá, vampiros, fantasmas, demônios, etc.
Quem acredita em mitos, acredita que são reais, mas não são.
Para mais esclarecimentos, leia O MITO "REUMATISMO"- PARTES 1 E 2.