domingo, 26 de janeiro de 2014

NOVA FASE DA CAMPANHA CONTRA O MITO "REUMATISMO"

LEIA O EBOOK REUMATISMOS NÃO EXISTEM

http://drluizclaudio.blogspot.com/2015/09/reumatismos-nao-existem-ebook.html

Leia também os artigos:

REUMATISMOS NÃO EXISTEM

"REUMATISMO" OU DOENÇA "REUMÁTICA?"

REUMATISMO É UM CASO SÉRIO

DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA - OU A FAVOR? - O REUMATISMO

REUMATISMO NO BRASIL - UM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO



Em 1999, 3 anos após concluir a especialização em Reumatologia e ter vivenciado em excesso os problemas de comunicação causados pela crença popular em "reumatismo", decidi apresentar aos reumatologistas brasileiros, através do artigo REUMATISMOS NÃO EXISTEM, publicado como editorial na Revista Brasileira de Reumatologia, uma visão alternativa do problema, que também sugeria uma maneira diferente de lidar com o assunto. Na época, a Sociedade Brasileira de Reumatologia fazia uma das suas muitas campanhas de esclarecimento popular a respeito das doenças "reumáticas", expressão que na verdade apenas substitui pomposamente a palavra "reumatismos", como expliquei no artigo "REUMATISMO" OU DOENÇA "REUMÁTICA"?
De lá para cá, a Sociedade Brasileira de Reumatologia continuou fazendo campanhas de esclarecimento popular que, na minha opinião, nada esclarecem, pois continuam insistindo na explicação "reumatismo são mais de 100 doenças", a qual nada diz sobre a natureza do problema "reumatismo". A última dessas campanhas foi intitulada REUMATISMO É COISA SÉRIA e a respeito dela escrevi o artigo "REUMATISMO" É UM CASO SÉRIO, que oferece uma alternativa mais pragmática para abordar o problema.
Atualmente, além da campanha popular, a Sociedade Brasileira de Reumatologia criou também o DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O REUMATISMO, referente ao qual escrevi o artigo DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA - OU A FAVOR? - O REUMATISMO.

De 1999 até hoje, tenho me esforçado para esclarecer os reumatologistas em geral a respeito da inutilidade de persistir no discurso de defesa do mito "reumatismo"e, apesar de ter conseguido a simpatia e o apoio de alguns, reconheço que fracassei na pretensão e no esforço. que até agora tem sido inútil.
Por isso, em 2008, depois de me desvincular da Sociedade Brasileira de Reumatologia, lancei o blog REUMATISMO NO BRASIL - UM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO, imaginando que a melhor maneira de convencer os reumatologistas seria primeiramente esclarecer a população para que depois as pessoas esclarecidas, ao consultarem reumatologistas, levassem a eles a mensagem "reumatismo não é uma, não é mais de cem doenças, é apenas um mito popular".

Nesses 5 anos, o blog cresceu, atingiu as marcas de mais de 1 milhão de visitas, mais de 100 artigos, mais de mil comentários publicados e muitos mais respondidos por email. Entretanto, ainda há muito para ser feito. Até agora, mais de 90% dos visitantes do blog são brasileiros e, embora tenha recebido acessos de mais de 100 países, acredito que a maioria desses acessos é de brasileiros, portugueses e outras nacionalidades que falam português.

A finalidade do presente artigo é comunicar aos leitores do blog que, nesta data, minha campanha de esclarecimento a respeito do mito "reumatismo" ganha uma nova dimensão - a dimensão mundial -, com o lançamento do blog RHEUMATISM IN BRAZIL - A PROBLEM OF COMMUNICATION, que espera apresentar a um número muito maior de leitores a versão em inglês do artigo original REUMATISMO NO BRASIL - UM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO.

Quero aproveitar para agradecer aos leitores e seguidores que têm prestigiado o meu trabalho e convidar a todos para visitar o novo blog, unindo-se na minha expectativa por uma repercussão favorável do assunto, quando chegar ao conhecimento dos outros países.


RHEUMATISM IN BRAZIL - A PROBLEM OF COMMUNICATION






Nenhum comentário: